sábado, 11 de maio de 2024

SELETIVA OLÍMPICA: seleção formada e título inédito no TB

 


Terminou a SELETIVA OLÍMPICA (que foi concomitante ao TROFÉU BRASIL), na piscina da UNIFA, no Rio de Janeiro. Não foi aquela seletiva que queríamos, mas formou uma boa seleção. 18 nomes estão garantidos no rumo dos JOGOS OLÍMPICOS PARIS 2024, e, de quebra, tivemos um título inédito, já que a Unisanta, participante do Troféu Brasil desde os anos 70, quando se chamava "Associação dos Amigos de Natação do Colégio Santa Cecília" (ou algo parecido), finalmente desbancou os sempre favoritos Pinheiros e Minas com seu melhor time e venceu!

sexta-feira, 10 de maio de 2024

SELETIVA OLÍMPICA: Deus salve a salvaguarda

 


O penúltimo dia de SELETIVA OLÍMPICA comprovou que a exceção virou regra: as salvaguardas tem garantido mais nosso time em Paris mais do que na jornada dentro da Unifa. Não tem sido uma seletiva dos sonhos, mas pelo menos os passaportes tem sido entregues, como este, para Kayky Mota (Pinheiros), único a confirmá-lo hoje, nos 100 borboleta.

Não rolou o índice de 51.67 (cá pra nós, alcançável), mas ele venceu uma prova equilibrada: 52.56, contra 52.63 de Vinícius Lanza (Minas), 52.65 de Guilherme Rosolen (Minas) e 52.68 de Lúcio Flávio Paula (Pinheiros), este o novo RBC Júnior 1. "Aliviado, mas queria um pouquinho mais. Dei tudo de mim, já que foi uma temporada sofrida. Passei por coisas que não esperava, mas a gente tem que controlar o que consegue", justificou Kayky, que teve problemas no ombro durante a temporada.

A segunda melhor prova do dia, os 200 borboleta feminino, foi dominada por Marias: a Luiza Pessanha (Pinheiros) venceu a Fernanda Costa (Unisanta) por nove centésimos: 2:12.50 a 2:12.59. Era consciente de que o 2:08.43 era impraticável, mas a disputa valeu a pena. "A gente vem treinando bastante e sabia que não ia ser fácil. Saio feliz e satisfeita, com duas medalhas", disse, ela que foi também bronze nos 200 costas, com 2:16.56, em prova vencida por Alexia Assunção (SESI), com 2:15.48, ela que dominou a prova, mas sentiu o final.

Falando em final, esse foi essencial para Gabi Roncatto (Unisanta) nos 400 meldey. Já garantida em Paris, ela esperou o momento certo para vencer com 4:47.32, deixando para trás Nathália Almeida (Unisanta), que fez 4:51.21. "Estou bem feliz. É um pouco acima do meu melhor tempo, mas não era meu foco, e sim o livre. Mas consigo nadar um pouco melhor", disse a Iron Baby.

Quem esperava mais era Nick Albiero (Minas) nos 200 costas. Ele poderia alcançar 1:57.20, tempo do índice, mas novamente o final pesou, e ele fez 1:59.26. Mas olho em Samuel Lopes (Pinheiros), que pode ir abaixo de 2:00.69.

Quanto ao Troféu Brasil, segue a disputa entre Pinheiros e Santa, com o azul-negro virando o jogo:


Isto posto, faltam os 800 livre e os 50 livre. Não foi uma boa seletiva, concordamos, mas será que o melhor vai para o final?

(informações do Best Swimming, Swim Channel, CBDA e foto da transmissão do Canal Olímpico)

quinta-feira, 9 de maio de 2024

SELETIVA OLÍMPÍCA: Caribé confirma e Cachorrão bate RC em tarde esquecível

 


Ficou um sabor de tristeza e decepção para os apaixonados por natação. Afinal, é o dia da prova mais nobre da natação na SELETIVA OLÍMPICA, na Piscina da UNIFA no Rio de Janeiro. E, mais uma vez, o melhor ficou mesmo para o final, já que nas provas finais, houve expectativas cumpridas, ao contrário das três primeiras. Muito ao contrário, inclusive.

quarta-feira, 8 de maio de 2024

SELETIVA OLÍMPICA: Yes, nós temos Nick Albiero!

 


Metade da SELETIVA OLÍMPICA se foi na piscina da UNIFA, no Rio de Janeiro. E, uma vez mais, em termos de índice, ficamos devendo: só um, e mesmo assim, de um naturalizado. Falamos de Nicolas Albiero (Minas), nascido nos EUA, mas filho de Arthur Albiero, que fez sucesso em São Caetano e história em Louisville. Optando por se naturalizar e, por isso, com residência mudada para Belo Horizonte, conseguiu o primeiro índice para PARIS 2024 sem ser de salvaguarda.

terça-feira, 7 de maio de 2024

SELETIVA OLÍMPICA: Segura o Santa!!!

 


Parece que o ano de 2024 vai ser o da afirmação do projeto da Unisanta como universidade e time de natação. Tudo indica que, além de título inédito do TROFÉU BRASIL, o time de Santos vai ser mesmo a base do Brasil nos JOGOS OLÍMPICOS PARIS 2024. Na segunda etapa da SELETIVA OLÍMPICA, que está acontecendo na Unifa, no Rio, está cada vez mais claro o domínio ceciliano, ainda mais com a confirmação de mais nomes - dos 11, 8 são do time santista.