domingo, 28 de junho de 2015

PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR: Mas e hoje???

Nesta segunda parte do nosso panorama final, vamos destacar o que foi a etapa de hoje, onde, novamente, na hora que você píscava, tinha recorde. E também o que disseram outras feras por trás daquele que foi o maior CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE INVERNO - TROFÉU SALVADOR GRANIERI SOBRINHO da história, em Santos.
Residente em Jacksonville, Florida, desde o ano passado, Manuella Andrade (Curitibano) baixou o tempo do RC nos 400 livre, na categoria Júnior 1, com 4:30.96, e nos falou de seus objetivos enquanto competindo no Brasil. "Vim para o Paulista para competir um pouco, já que estou de férias da Bolles School, onde estudo, e também para ver o Felipe (Ribeiro, Unisanta, namorado dela). Pelo fato de que estamos morando longe a gente podia matar as saudades", contou-nos Manu, que, sim, vai continuar na América após a High School; "tenho só um ano, mas depois vou ver para qual faculdade irei". Falando no Felipe, ele nos falou de como foi seu último torneio no Brasil neste quadrimestre, ausência certa que é no TROFÉU JOSÉ FINKEL por estar em aclimatação para o MUNDIAL JÚNIOR DE SINGAPURA: "eu esperava nadar meus melhores tempos aqui porque descansei dois dias. Fiquei um pouco chateado, mas feliz porque ganhei todas as medalhas de ouro individuais que disputei no crawl. Em Singapura, espero nadar para 48 nos 100 livre, 22 baixo nos 50 e 1:49 ou menos nos 200", disse, metódico.
Manuella Lyrio (Pinheiros), que hoje bateu o recorde nos 400 livre sênior com 4:14.62, resumiu, em poucas palavras, sua passagem pelo Minas e a volta ao Pinheiros: "estou feliz de ter voltado. Lá foi um aprendizado para mim".
Natalia de Luccas (Corinthians), peça-chave para o título do Timão no Paulista de Verão de 2013, chegou a ser desclassificada por erro nos 100 costas, mas nada disso a abateu, visto que ela bateu o recorde nos 50 costas Júnior 2 com 29.95. "Estou muito feliz porque foi uma avaliação para o Pan. A estratégia que eu queria, eu fiz. Agora meu objetivo é trabalhar duro e tentar conseguir uma volta à Seleção". 
Já a Iron Baby Gabrielle Roncatto (Pinheiros), mais eficiente no Júnior 1 em seu primeiro ano, e outra ausência certa no Finkel, comemorou seus bons resultados: "foi um resultado muito positivo porque meu treinamento não foi para cá, mas para o Pan e o Mundial Júnior. Aqui a gente não está descansado, mas fiquei feliz. Meus objetivos agora são melhorar o que me for possível". Ela hoje bateu o recorde Júnior 1 dos 200 peito, com 2:38.91, assim como Carolyne Mazzo (Pinheiros), mas no Júnior 2, com 2:40.98. Mas ela queria mais: "Achei bom pela fase que estamos, mas não gostei muito dos resultados. Vamos continuar treinando porque o objetivo é o Finkel, onde quero fazer o que não fiz no Maria Lenk".
Quem compartilha da mesma ideia é Andreas Mickosz (Corinthians), que esteve nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanjing no ano passado e estará na Universíade de Gwangju neste, e cujos 2:16.21 que lhe deram o recorde nos 200 peito foram o melhor índice técnico do Júnior 2: "meus resultados não foram tão excelentes, mas bons para a etapa de treino que a gente tá e eu acho que na Universídade e no Finkel dá para melhorar".
Finalizando seu fim de semana de Katinka Hosszu, Joanna Maranhão bateu mais um RC, nos 200 borboleta: 2:14.13, o que a fez a mais eficiente no Sênior desta jornada, merecidamente. Os resultados e recordes completos desta etapa você confere aqui.
A melhor competição estadual de todos os tempos já virou história. Mas vai deixar saudade por tudo que significou para a natação brasileira, poderia dizer. Não esperávamos tempos tipo Katinka Hosszu, Florent Manaudou, Ruta Meilutyte, mas as marcas foram expressivas. Para Márcio Latuf, head coach ceciliano, foi "um excelente campeonato numa piscina abençoada, e tivemos vários recordes tanto aqui como no Brasileiro Juvenil do ano passado. Como você disse, foi o mais forte campeonato estadual já disputado da história da Federação Aquática Paulista. Todos estão de parabéns".
E para terminar, em nome dos atletas pinheirenses campeões, ninguém melhor do que quem trabalhará com a imprensa em breve. Cecilia Zuppo Zaccarelli (Pinheiros/SDSU) manda o recado: "agradeço em nome de toda a equipe e comissão técnica do Pinheiros aos árbitros e organização. Todos estão de parabéns". Todos mesmo.

Ah, se acha que aqui a cobertura terminou, está enganado. Em breve, teremos entrevistas em áudio e uma surpresinha. E logo mais, postarei um texto de agradecimento.

(foto com Gabrielle Roncatto, Brandonn Pierry, Bruna Berni e Bruna Primati tirada por este repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário