quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Hoje é dia de Joanna na ESPN

Um dos documentários mais esperados do ano, ao meu ver, vai ao ar hoje na ESPN Brasil. Trata-se de "O Nado de Joanna", um curta de 26 minutos no qual Joanna Maranhão (Pinheiros) conta a história de sua vida, suas lutas, seus treinos e suas aspirações para 2016. Filmado entre Julho e Agosto deste ano, o curta é produzido por Chico Ribeiro e dirigido por Lucas Fittipaldi, e parte do Projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que também apresenta outras seis produções, uma delas relativa a Djan Madruga, hoje dirigente na CBDA.
Entre os assuntos do filme, teremos o seu drama quando foi abusada sexualmente por um treinador na adolescência, em Recife, e também o quinto lugar nos 400 medley em Atenas, há 11 anos, maior conquista feminina da natação brasileira numa Olimpíada, e que também já havia sido retratada no documentário As Meninas de Atenas, de Beatriz Nantes e Carolina Moncorvo, hoje na Yes Swim.
A própria Joanna contou, nas redes sociais, que ainda não viu o documentário pronto: "O pessoal não me deixou assistir ao filme pronto. Também virei espectadora e quero muito que o dia 9 chegue logo. Minha história não é só dentro do esporte. Sofri com problemas que atingem muitas pessoas, como o abuso sexual na infância… e de uns anos pra cá, busco falar de peito aberto sobre isso, até para incentivar quem sofre ou já passou por isso não se cale”, disse Joanna, também responsável pela ONG Infância Livre. Ela é presença confirmada no OPEN CBDA/CORREIOS de Palhoça, onde, sem dúvidas, já vai carimbar passagem para aquela que será sua quarta (e talvez última) Olimpíada, no Rio.
O documentário vai passar às 20 horas. Uma palhinha dele está no teaser abaixo:
(informações da Ativo.com e da ESPN - foto deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário