segunda-feira, 18 de abril de 2016

TROFÉU MARIA LENK: Bota o retrato do velho outra vez...



O carioca Tales Cerdeira (Unisanta) foi o nome principal de um dia sem muitas novidades no TROFÉU MARIA LENK 2016,  a última seletiva para os JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016. Na manhã de hoje, ele fez um tempo espetacular de 2:10.99 nos 200 peito masculino e, porque não foi alcançado pelos seus concorrentes, garantiu a vaga para sua segunda Olimpíada seguida. No mesmo dia, tivemos a definição dos integrantes do 4 x 100 livre masculino e a primeira vitória chinesa na história do torneio.
Nos 200 peito masculino, uma prova completamente indefinida. Thiago Pereira dominou a prova inteira e ameaçou, mas a última virada lhe foi fatal e ele chegou 20 centésimos acima do índice. Felipe França (Corinthians) foi o segundo, ele já classificado pelos 100 peito, com um grande 2:12.03. Os classificados Thiago Simon (Corinthians, 2:11.29 no Daltely), com 2:12.63 e Cerdeira, com 2:12.72, completaram os quatro primeiros e comemoraram muito a vaga. Para o veterano, semifinalista em Londres 2012, a emoção foi bem maior: "Não sei como explicar. Parece que eu fico tranquilo com esses resultados que não vem, mas não é verdade. Nos últimos anos, as coisas não tinham se acertado e eu vinha nadando longe das minhas melhores marcas e do índice. Chega um momento em que você não acredita mais em si e cheguei aqui quase assim. Mas ontem (domingo) acreditei que vinha aqui para nadar e deu certo. Vou para minha segunda Olimpíada. Sei que posso melhorar muito para uma semifinal, mas vou treinar, me dedicar e melhor o resultado que eu tive em Londres", afirmou o carioca, que está em sua segunda passagem pelo Santa.


Definições também houve nos 100 livre masculino. Sem Cesar Cielo (Minas/Arizona), que poupou-se para os 50 livre, estavam em jogo as quatro vagas do revezamento. Mas segue a sina de que os tempos da manhã tem sido melhores do que os da noite (isso desde que adotou-se o atual esquema de eliminatórias pela manhã e finais à noite, só para constar) e Marcelo Chierighini (Pinheiros/Auburn) e Nicolas Nilo Oliveira (Minas) se garantiram na prova olímpica com tempos pouco piores do que cedo: 48.23 para Chierighini, três centésimos mais lento do que pela manhã, e 48.54 para Nilo, 24 centésimos pior. Vale pela redenção, visto que Nilo ficou fora do Mundial e do Pan em 2015.
As outras duas vagas ficaram com João de Lucca (Pinheiros/Louisville), com 48.68, nove centésimos pior do que da manhã. O único a melhorar seu tempo e assim conseguir vaga para sua primeira Olimpíada foi Matheus Santana (Unisanta), que se de manhã fizera 49.30, conseguiu 48.80 para ter a quarta vaga. E tem mais: se por acaso o Brasil quiser levar um reserva, poderá ser Gabriel Silva Santos (Pinheiros), porque fez 48.84. Um grande resultado para ele. Uma equipe boa em revezamentos. A ver se vai longe.
Nos 200 borboleta delas, a história foi feita: quando todos esperavam um duelo entre Joanna Maranhão (Pinheiros) e Virgínia Bardach (ARG), "se intrometeu" a chinesa Shuang Li, que dominou as piscinas e venceu com 2:11.46. É a primeira vitória de uma  Joanna fez 2:11.75, suficiente para, por ter feito índices anteriores, conseguir sua vaga mesmo longe do fortíssimo índice de 2:09.73. "Não nadei bem nem os 200 medley nem os 200 borbo na verdade. Só gostei dos 400 medley. Não que esteja faltando treino: é por ajuste. Nadei melhor de manhã. Vou ver com meu técnico (André Amendoim) o que está faltando. E na ordem dos jogos, o Borboleta, sendo a última prova, não tem por que não nadá-la", disse, convicta, a noiva do ano. Virginia foi a terceira com 2:12.08. A melhor brasileira depois de Joanna foi a jovem Maria Luiza Pessanha (Marina Barra Clube) que, após intensa disputa com Giovanna Diamante (Pinheiros), se sobressaiu com um tempo que poderia ter sido melhor: 2:17.11, com Giovanna chegando 25 centésimos depois.
E, a dez provas do final desta histórica seletiva, nada parece tirar o título do Pinheiros, o décimo sexto de sua história: 1124 pontos tem o Azulnegro (ou Alviazul) do Jardim Europa. O Corinthians é o segundo com 477, mas já está sendo ameaçado pelo Minas, com 435. A briga pelo quarto lugar esquentou: SESI, com 355 e Unisanta, com 347, estão no páreo. E amanhã teremos os 100 livre feminino, e três provas de 200: costas masculino, peito feminino e medley masculino. Já está começando a terminar...

(informações da CBDA, Best Swimming, Yes Swim e Surto Olímpico - fotos de Satiro Sodré e Ricardo Sodré/SSPress/CBDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário