terça-feira, 17 de maio de 2016

MINI-GIRO GERAL: Medalhas lá, recordes aqui


Nação, pensa que nós nos esquecemos? Esta semana é de GIRO GERAL, nosso mais tradicional quadro, em versão resumida, analisando o que aconteceu no fim de semana das águas pelo Brasil e pelo mundo, com destaque para competições nos EUA e o tradicional Kim Mollo, em Mococa. A isto:

BRASIL MEDALHANDO E PENNY BRILHANDO NOS EUA
Parece que Marcelo Chierighini (Pinheiros/Auburn) pode ter totais condições para uma final nos JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016. No Atlanta Classic, competição que reuniu grandes nomes da natação norte-americana, e por que não dizer, mundial, ele obteve duas medalhas de prata, sendo a mais importante delas nos 100 livre. Nathan Adrian (EUA) foi o vitorioso com 48.29 e Chierighini fez 48.69, três centésimos acima das eliminatórias. O mesmo se repetiu nos 50 livre, com Nathan, favoritíssimo depois de Florent Manaudou (FRA), foi o único abaixo do 22, com 21.93, e Chierighini fez 22.29. O bronze foi de Bruno Fratus (Pinheiros/Auburn), com 22.53, ele que, ao lado de Ítalo Manzine (Minas), vai defender o país nos 50 livre em Agosto.
O maior destaque, entretanto, é dela, Katie Ledecky (EUA). Apesar de já ter tempos melhores, fez grandes tempos nos 200 e 400 livre, respectivamente. Ela ainda foi terceiro nos 400 medley, em prova que consagrou Elizabeth Beisel (EUA), com ótimo 4:33.55.
Enquanto isso, em Charlotte, acontecia uma esvaziada etapa da ARENA PRO SWIM SERIES, mas mesmo assim, tempaços saíram. Lembra da Penny Oleksiak (CAN). a quem as meninas da Yes Swim apontaram como futura melhor nadadora velocista do mundo? A garotinha já fez 53.41, por si só um tempo já assombroso, visto que dez centésimos acima do tempo que a pôs no Rio, e pode sim medalhar, se não aqui, em Budapeste. A menina foi prata também nos 100 borboleta, com 58.25, atrás apenas dos 57.23 de Dana Vollmer (EUA), já um bom tempo, mostrando que o filho só está lhe fazendo bem. Os resultados completos estão (Atlanta) e (Charlotte).

KIM MOLLO: RECORDES E RECORDES
Rolou neste fim de semana o mais tradicional torneio da base paulista, o Kim Mollo, sempre na mesma Mococa do Chico Piscina. Para variar um pouco, vitória da Primeira Região (cidade de São Paulo - foto acima), pela décima sexta vez, com 1487,5 pontos. A Segunda (região de Campinas) ficou logo atrás, 929,5 e a Sétima (Santos) completou o pódio com 553,5.
Além da animação dos atletas e dos pais, saíram bons recordes nas faixas etárias. Murillo Sartori (Rio Branco), claro, foi o grande nome no masculino. Depois de arrepiar no Brasileiro Infantil do ano passado, agora ele é o novo RP da categoria nos 400 metros livre com 4:02.00 e nos 100 metros livre, ótimos 52.29. A outra recordista paulista foi Nichelly Lysy (Corinthians), 1:12.72 nos 100 peito. Já começo a ter boas esperanças quanto à irmã de Beatriz (Minas).
Outro destaque é que no último dia, um velho recorde foi ao chão: Raphaela Sávio, da Primeira Região, bateu recorde de campeonato nos 100 peito Petiz 1 por um só centésimo: 1:26.38. O anterior era de Patrícia Aguiar, 20 anos antes.
Os resultados e recordes completos aqui estão.

(informações da Best Swimming, Yes Swim, Terra, Federação Aquática Paulista e foto de Liliane Yoshino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário