sábado, 25 de agosto de 2018

FINKEL 2018: Lanza, Caio e mais 18!



Finalmente temos os dois primeiros índices para o MUNDIAL DE PISCINA CURTA de Hangzhou (CHN) feitos no TROFÉU JOSÉ FINKEL, na piscina do Pinheiros, em São Paulo. E foi na prova dos 200 medley masculino: os responsáveis pela festa na piscina lotada foram Vinícius Lanza (Minas/Indiana) e Caio Pumputis (Pinheiros/Georgia Tech), que ainda bateram recordes históricos!

Em uma prova equilibrada, Caio e Lanza disputaram até o final, e tal disputa fez bem: o Pescador levou com o novo Recorde Sulamericano de 1:52.16, com Pumputis chegando dez centésimos depois, também abaixo do 1:52.30 que Thiago Pereira (então no SESI, hoje aposentado) fizera no SESI, em 2012. E ambos abaixo do fortíssimo índice de 1:53.94!

Lanza comemorou demais o feito: "acho que foi uma prova muito boa tanto minha quanto do Caio. A gente se puxou demais e essa competição fez bem não só para nós como para a natação do Brasil. Estamos tentando dar nosso máximo e puxar o maior número de atletas para o Mundial". Ele ainda completou que almoçava e jantava esse índice: "mesmo antes de nadar já estava com o Mundial na cabeça e queria fazer esta prova com boa marca para pensar em medalha lá". É importante salientar que, nos 100 borboleta, Lanza ficou a 33 centésimos do índice, mas havia avisado que tinha chão.

Pumputis também salientou a evolução que teve desde o Brasileiro Juvenil de Verão de 2014, em Santos, e que a levou até os EUA: "é uma evolução constante, não só minha como de todo mundo. Concordo com que o Lanza falou: a natação está evoluindo. Se não fosse ele, eu não faria o tempo, e vice versa. Por ser um esporte individual, o coletivo é importante. Isso vai acontecer: a renovação da nossa seleção". Leonardo Coelho Santos, que completou o pódio com 1:54.35, também um bom tempo, fez coro: "atualmente a nova geração está mostrando não ter medo. Ambos nos puxamos. Não temos só um nome ou dois, mas quem sabe uma seleção de 20 nomes, mais eficiente do que um ou dois que vão lá só para medalhar".

No feminino, a prova foi mais equilibrada ainda. No borboleta, Nathalia Almeida (Flamengo) liderou. No costas, a ponta passou para Maria Eduarda Sumida (Corinthians). No peito, estava na frente Andressa Cholodvskis Lima (Minas). Mas no fim, a vitória coube à tcheca Barbara Zavadová (Flamengo), com 2:11.10. E a campeã brasileira não foi nem Naná, nem Duda, nem Andressa: foi Malu Pessanha (Pinheiros), que chegou nove centésimos depois. Uma grande surpresa, que fez cair o RBC de Joanna Maranhão (então no Pinheiros, hoje aposentada) no Júnior 1, que era de 2:12.42. Naná e Duda ainda dividiram a prata, com 2:11.41 - este tempo é o novo RBC Júnior 1. "Estou muito feliz por dividir o pódio com a Barbara. Estou um pouco cansada porque vim do Mundial Militar, mas estou feliz demais por dar pontos para o Mengão", disse Naná, enquanto Duda continua em boa fase: "eu fiquei muito feliz por ter ficado entre as quatro melhores. Esta foi minha primeira medalha individual em campeonato absoluto. Estou muito feliz que todo trabalho que tenho feito à minha vida toda tenha dado efeito. Espero continuar entre as melhores do Brasil".

Malu também esteve no pódio dos 200 costas feminino, com 2:08.63, novo RBC Júnior 2, mas a vencedora foi Andrea Berrino (ARG/Unisanta), com 2:07.49. Duane Rocha (ESP/Flamengo) conseguiu o novo RB (lembremos: ela é cá no Brasil nascida), com 2:07.57. Mesmo fora do pódio, Alexia Assunção (Fluminense) abaixou seu RBC Juvenil 2 com 2:10.17, e ela já está sonhando alto: "eu não esperava ter batido o recorde de manhã e à tarde fui melhor. Eu treino para conquistar tudo que a Etiene (Medeiros, SESI) conquistou. E até ser campeã olímpica porque nós, como brasileiros, temos que sonhar alto. Não adianta ser o melhor do país: tem que ser o melhor de todos", disse ela. No masculino, Leonardo de Deus (Unisanta) chegou perto de seu RB tendo feito 1:52.69. Ele, prata nos 200 borboleta no Pan Pacs, dedicou a vitória à nova geração: "independente do resultado, pelo que passei, quero deixar meus ensinamentos aos novos nadadores. Eles são feras".

Nos 4 x 200 livre, tivemos recorde continental no feminino: Ana Carolina Vieira, Camila Mello, Andressa Cholodovskis e Maria Paula Heitmann deram ao Minas 7:50.57, botando no chão os 7:52.71 feito pelo Pinheiros em Santos, mas o azulnegro respondeu com novo RC no masculino, com Luiz Altamir, Breno Corrêa (também Miami), Gabriel Ogawa e André Pereira cravando 6:55.87. E nas provas longas, prevaleceram os tempos da manhã: vitória nos 1500 de Viviane Jungblut (GNU), com RB, e nos 800, de Guilherme Cachorrão Costa (Pinheiros/RKF).

Com três etapas por disputar, a disputa entre Pinheiros e Minas está mais acirrada: 1295 para o time local, 1226 para o Minas. A Unisanta é terceira com 464 pontos, com 360,5 para o Corinthians e 354,50 para o Mengão. Já pelas outras 18 vagas, os índices mais fortes e os nomes escalados seriam de:

Felipe Lima 922 - 100 peito
João Gomes 909 - 100 peito
Scheffer 887 - 400 livre
Daiene 883 - 100 borboleta
Breno 878 - 400 livre
Giovanna 866 - 100 borboleta
Heitmann 856 - 400 livre
Jhennifer 855 - 100 peito
Nicholas 854 - 100 borboleta
Mazzo 847 - 100 peito
Leo de Deus 823 - 200 costas

O domingo, apesar do frio, promete ser um dia quente, visto que teremos os 100 livre, 200 borboleta, 50 peito e 50 costas. Teremos, enfim, Cesar Cielo (Pinheiros) começando seu adeus??

ATENÇÃO: excepcionalmente amanhã o texto será assinado pela nossa companheira de Medley Just Swim e Swim Channel Katarine Monteiro

Confira aqui as fotos da jornada

(direto de São Paulo - informações de João Paulo de Castro/CBDA, Best Swimming, Yes Swim e Swim Channel - foto deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário