sábado, 14 de dezembro de 2019

PAULISTA - ÚLTIMA ETAPA: manhã de mais recordes



Ainda não está terminado o CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE VERÃO - TROFÉU ALBERTO MARTIN PÉREZ, porque falta a definição dos 800 livre masculino (exceto o Junior 1) e feminino. Mas já podemos dizer que foi o mais forte Paulista de Verão já realizado pela Federação Aquática Paulista. Foram 13 recordes de campeonato, número que pode parecer baixo, mas a força dos tempos mostra que os nadadores Paulistas estão preparados para a SELETIVA OLÍMPICA no Rio, em Abril.

Nesta manhã foram cinco. O primeiro deles foi de Sofia Rondel (Corinthians), nos 200 livre Junior 1, ela que pôs ao chão o RC de Natália de Luccas (então no Corinthians, hoje no Paineiras). Antes, 2:04.05. Agora, 2:03.47. De Luccas, aliás, faturou os 100 costas feminino Sênior com 1:03.45, mas não superou seu próprio RC de 1:02.43. Mas não a descartem jamais numa briga por vaga olímpica.

O segundo RC veio do fenomenal Breno Corrêa (Pinheiros), nos 200 livre Sênior masculino.  No exato dia em que faz 1 ano do sensacional 4 X 200 livre do Mundial de Piscina Curta de Hangzhou (CHN), ele derrubou a marca que era de seu companheiro de jornada, Luiz Altamir (Pinheiros). De 1:47.96, agora a marca que estará no próximo balizamento será de 1:47.11. "Gostaria de agradecer a Deus, aos meus pais e ao Pinheiros pelos resultados. 2019 tem sido um bom ano para mim. Estarei motivado para a seletiva. Uso o Paulista como motivação. Semana que vem começo os treinos fortes", disse Breno. Ou seja, nada de férias para o sul-matogrossense.

Bernardo Bondra (Pinheiros) coroou um grande ano com RC nos 100 borboleta Junior 2. Bondra fez 52.88 e, assim, derrubou a marca que era de Kauê Carvalho (Corinthians), 53.73. Por essas, em 2020, ele respirará novos ares. "Depois da Olimpíada, irei para Alabama. Pelos tempos que fiz no Mundial Júnior, muitas faculdades me procuraram e consegui uma bolsa lá". É importante lembrar que César Cielo (Itajaí) chegou a nadar naquela universidade em meados desta década que está terminando.

Já nos 50 livre, dois RC no chão, e um deles, o do Junior 2, pertencia a ELE. Agora é de André Calvelo (Unisanta). Dos 22.68 que Cielo fizera há 13 anos, Calvelo abaixou o RC para 22.50. Um excelente tempo, que o coloca como contendor à difícil vaga dos 50 livre, embora seja um concorrente para os revezamentos brasileiros. E a fábrica segue alta: Gabriel Almeida Oliveira (Corinthians) abaixou o RC no Junior 1 que era de Rodolfo Moreira (Pinheiros/Utah), de 22.99 para 22.91. No Sênior, Pedro Spajari (Pinheiros), fez 22.34, perto dos 22.13 que ELE fizera em Santos, há 10 anos.

Enquanto isso, também nos 50 livre Sênior, mas feminino, Lorrane Oliveira (Pinheiros) também quase quebrou RC. Com 25.66, ela ficou a pouco de quebrar os 25.13 de Etiene Medeiros (SESI), feitos em 2016, também no Timão. "O objetivo é nadar perto do índice e, mais à tarde, vou tentar abaixar e fechar bem meu ano", disse a mineira. Os demais resultados estão.

Logo mais, a última jornada do ano, na etapa derradeira do SP Open. E no mesmo panorama, falaremos dos melhores dos melhores e quem faturou esse disputado Paulista. O balizamento da jornada está.

Confira aqui as fotos desta etapa

(direto do Corinthians - informações da FAP - foto deste repórter) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário