terça-feira, 9 de agosto de 2022

PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR: elite paulista (e mais) no Inter

A natação paulista é considerada uma das melhores do Brasil, sempre revelando grandes talentos para o esporte brasileiro e mundial. Não à toa, grandes nomes de lá vieram. Incontáveis, a gente diria. Assim, a expectativa é grande para ver os maiores nomes em uma competição de alto nível, não apenas para fins de preparativos para os grandes certames nacionais e internacionais do segundo semestre, como também para "desenvolver a natação e promover o intercâmbio desportivo em todo o estado de São Paulo, colaborando para a difusão e apuro do nível técnico da natação paulista", como é dito no regulamento do CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE INVERNO – XXI TROFÉU SALVADOR GRANIERI SOBRINHO, que volta a Santos depois de três anos. Aliás, foi na Terra da Caridade, mas no Rebouças, que aconteceu o último certame, em 2019, interrompido que foi pela Pandemia do Covid.

Agora é o Internacional de Regatas que recebe 380 atletas de 47 clubes, não só de São Paulo, mas do Rio, de Minas, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Argentina. Serão 109 provas que serão uma prévia para o TROFÉU JOSÉ FINKEL, em Recife, de 12 a 17 de Setembro. O certame, que acontece desde 1998 e, no ano seguinte, ganhou a atual denominação, em homenagem a um dos maiores presidentes que a FAP teve - e criador do Projeto Nadar, entre outras coisas, pela sétima vez (com a atual denominação) acontece onde tudo começou. O Pinheiros é o maior campeão, com 9 taças (desde 2000), seguido da Unisanta, com cinco, e do atual campeão Corinthians, com quatro.

Aliás, é bem possível que a taça fique no Parque São Jorge. O Timão tem a maior delegação, com 48 nadadores. Já o Santa, que não leva a taça desde 2011, quer voltar ao triunfo (ainda mais pelo timaço que tem) e traz 43 nadadores. O Pinheiros, novamente com a força máxima, traz 37 nadadores. Mas olho também no Paineiras, que traz aquela que, para este site, será o grande destaque do certame, Stephanie Balduccini, que começa sua farewell tour antes de se mudar para Michigan, daqui a um ano, e no SESI, que traz de volta Etiene Medeiros, mas tem um esquadrão forte. O start list fortíssimo está.

Falando nos convidados, um de muito peso virá: o Flamengo. Com direito a Gabi Roncatto, Pamela Alencar, Priscila Souza, Felipe Messias, Carol Mazzo e os aqui treinados por Márcio Latuf Anna Beatriz Machado e Theo Beraldi. Do Minas virão Leonardo Alcântara e Tiago Cintra. E da Argentina, Julieta Florindo e Leandro Aracena. Com certeza, virão para somar numa jornada tão especial. Claro que há ausências: Maria Eduarda Sumida (Pinheiros/Louisville) e Murilo Sartori (Americana/Louisville) já voltaram para os EUA, Ana Marcela Cunha (Unisanta), que vez por outra nada provas de piscina, dessa vez priorizou os treinamentos para as próximas etapas da Copa do Mundo de Águas Abertas e Beatriz Dizotti (Unisanta) resolveu seguir treinando no Rio.

A previsão do tempo é que não deve lá ajudar muito. Um ciclone extratropical estará se afastando do litoral paulista entre quinta e sexta, e deve trazer um pouquinho de umidade para Santos. Por isso, quando o Hino Nacional tocar, às 16 horas de sexta, o tempo pode estar lusco-fusco, ou seja, predominantemente nublado. No sábado, esquenta, mas nem tanto: a máxima será de 20 graus. No domingo, sol também, mas a máxima será de 22 graus. Ou seja, nem sombra do calor que fez em Julho. Mas nada disso impede você de torcer pelos seus atletas na maravilhosa piscina do Inter, já que a entrada é franca.

Se você não puder ir, acompanhe as transmissões da TV FAP, pelo YouTube. E nossos panoramas diários. Dessa vez o Twitter será menos usado, porque faremos um grandioso vlog resumindo a competição, como foi com os Jogos Regionais. Se houver algum resultado espetacular, estaremos registrando via Instagram. Aguardem!

(informações da FAP e do Internacional de Regatas - foto deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário