segunda-feira, 12 de setembro de 2022

FINKEL 2022: Sede inédita, seletiva difícil e adeus


 



"Revi afinal o meu Recife.
Está de fato completamente mudado.
Tem avenidas, arranha-céus.
É hoje uma bonita cidade.

Diabo leve quem pôs bonita a minha terra!"

Na verdade, Manuel Bandeira, é a primeira vez que o TROFÉU JOSÉ FINKEL vê o Recife como sede. A escolha foi feita no início do ano, em acordo com a Federação Aquática Pernambucana - FAP e a CBDA, já que o Parque Aquático Santos Dumont (visto nas fotos acima) foi reformado - ele tem mais de 60 anos - e merecia uma competição digna do estado do Presidente da entidade Luiz Fernando Coelho e de feras como Etiene Medeiros (SESI), Joanna Maranhão e João Reinaldo Nikita. Com isso, o nordeste brasileiro abraça a competição que nasceu no Paraná - como forma de homenagem ao nadador, abatido por um câncer em 1971 - e passou pelos estados do Rio, São Paulo, Minas e Santa Catarina.

O parque aquático, perto da praia de Boa Viagem, vai sediar aquela que será a única seletiva para o MUNDIAL DE PISCINA CURTA de Melbourne (AUS). E em que pese os bons patrocínios de Yakult e Fluidra (fábrica de equipamentos de piscina), a CBDA ainda sofre com a falta de verbas. Ergo, podemos ter uma seleção brasileira reduzida na Austrália. Olha só os índices, para se ter uma ideia:


Esses fortíssimos índices tem como base o QUINTO - repito - QUINTO tempo do Mundial de Curta passado, em Abu Dhabi, e valerão índice se, e somente se, alcançados nas finais da tarde, por, como sabemos, no máximo dois atletas por prova. Se houver empate na segunda vaga, tempo das eliminatórias será contado e, empatados ambos, rolará o swim-off. Quanto a revezamentos, será levado o melhor feminino e o melhor masculino, considerando o 4 x 100 livre e medley, e 4 x 200 livre.

Se a verba, mesmo com os patrocínios, não for o bastante e houver mais índice que vaga, serão definidos, por essa ordem, os nossos representantes por melhor colocação no Mundial 2021, melhor índice técnico e melhor ranking mundial 2022.

Nisso, 353 atletas de 61 clubes vão disputar um campeonato difícil, porém não impossível. O destaque é a volta da mais laureada nadadora pernambucana, Etiene Medeiros, que não disputou as provas individuais do TROFÉU BRASIL, no Rio (somente revezamentos), por se recuperar de lesão no joelho, mas está pronta para voltar ao Mundial de Piscina Curta.


No entanto, o maior destaque masculino é Nicholas dos Santos (Unisanta) que, depois de uma carreira maravilhosa, anunciou que vai pendurar a touca assim que terminado o ano. Ele, que foi prata no Mundial de Budapeste, corre atrás do décimo oitavo e derradeiro Mundial. É um exemplo de longevidade, já que disputa o Troféu desde os anos 90 e vai parar com 42 anos. No tempo certo, se diria. Possivelmente a despedida em palcos brasileiros será no PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE VERÃO - TROFÉU ALBERTO MARTIN PEREZ, entre 4 e 6 de Novembro, em lugar a ser definido. Ele é merecedor de todas as homenagens possíveis.

A competição terá a transmissão da TV CBDA e este site, mesmo não podendo ir pessoalmente, acompanhará. Torcemos para que os impossíveis aconteçam!

(informações do Best Swimming e Swim Channel - fotos de Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário