sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

O MERCADO DA NATAÇÃO EM 2023

 


Ano novo, natação brasileira nova. O mercado de clubes da natação se movimentou demais nesses primeiros 13 dias do ano. E muitas mudanças foram surpreendentes. Teve times que ganharam demais com as trocas, pelo menos no papel. Senão vejamos:

O clube que mais ganhou foi o Flamengo. Em pensar que, há uma década, Eduardo Bandeira de Mello resolveu por encerrar o time sênior para economizar. Agora, está sendo montado um timaço para fazer frente a Pinheiros e Minas. A começar por Gabrielle Assis e Rafa Sumida (egressas do Corinthians), passando por Luiza Lima (que veio do Minas), Murilo Sartori (que defendia o Americana, mas está nos EUA defendendo Louisville na NCAA), Pedro Henrique Buch (era do Curitibano), Felipe Gonçalves (outro ex-Timão) e, especialmente, Guilherme Caribé (ex-CEPE, mas que está nos EUA com o Tennessee), mantendo Felipe Messias, Pâmela Alencar e Isabel Fagundes. Mas perdeu Larissa Martins Oliveira, que se aposentou ao fim do ano recém-encerrado, e Gabi Roncatto, de volta para a Unisanta (mas que segue treinando no Rio) - e junto a ela foi Maria Fernanda Costa (também treina no Rio).

O Corinthians pode ter perdido, mas ganhou: tem de volta os irmãos Cruz de Almeida: Brandonn Pierry (que estava na Unisanta) e Bruce Hanson (este, ex-Paineiras). O SESI também teve ganhos: Pedro Spajari (saído do Pinheiros) e Bruno Santos (ex-Unisanta).

Outro que ganhou reforços foi o Santa, que, além da Iron Baby e de Mafe, agora conta com os serviços de Gabriel Ogawa (depois de muito tempo no Pinheiros), Henrique Fonseca (que estava no Osasco), Marco Antônio Júnior (ex-Minas), Tyara Fernandes (egressa do Álvares Cabral), Sofia Rondel (essa, do Minas) e Daynara de Paula (que volta após passagem pelo Curitibano). Entretanto, para o Minas foi Luanna Nunes. O time azul também recebeu, vindo dos EUA, Arthur Cury, um especialista em medley, livre e borboleta, e Luana Obino, que estava no Flamengo.

Enquanto isso, não uma troca de clube, mas de país, já que Sophia Coleta foi para o Missouri. Ela ainda defenderá a ABDA nos nacionais.

Mas a grande troca, ao ver deste repórter, foi a de Stephanie Balduccini. Após onze anos de Paineiras, ela se despediu do clube e, cá no Brasil, vai defender o Pinheiros. "Obrigada, Paineiras, por absolutamente tudo! Não digo apenas pelas conquistas, mas sim pelos aprendizados. Pelas pessoas que eu conheci e tenho o privilégio de chamar de amigos! Pelas lições que me moldaram a ser a pessoa que sou hoje em dia. Por todo o apoio e o reconhecimento sempre!", disse em nota em rede social. Já quanto ao novo clube, disse ela: "Estou super animada em representar o Pinheiros ao lado de uma equipe tão forte! Espero ajudar o clube com o máximo das minhas habilidades. Estou ansiosa pelo o que está por vir". O Pinheiros também teve o reforço de Victor Alcará, outro grande nome da nova geração e ex-Corinthians, e Evandro Vinícius Silva, que veio do Paineiras junto com Stephanie.

Lembrando: novas informações vindo, esta matéria será atualizada.

(informações do Best Swimming, Swim Channel e OTD - foto de João Raposo/ECP - atualizado à 17:43 de 19/01)

Nenhum comentário:

Postar um comentário