quinta-feira, 6 de agosto de 2015

KAZAN 2015: Uma estátua para Etiene!

Mais uma vez: e daí que foi prata? Tínhamos falado que qualquer cor servia, já que a China tem tradição nesta prova. Mas hoje a história foi feita pra natação feminina brasileira no MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS de Kazan (RUS). E não poderia ser alguém mais que não Etiene Medeiros (SESI), que foi a primeira a medalhar em Mundial Júnior, primeira a ganhar em Mundiais da FINA (com direito a WR na piscina curta) e agora torna-se a primeira mulher brasileira a medalhar em Mundiais na Piscina Olímpica, nos 50 costas. Yanhui Fu (CHN), apesar de não ter saído bem, manteve a tradição do seu país e venceu, com 27.11. Não teve WR, mas RSA de Etiene com 27.27. E mais: RECORDE DO CONTINENTE. Não tem como não se orgulhar! E mais: diante de tudo, a pernambucana merecia estátua. Do jeito que ela tá voando, dá pra sonhar con WR no Finkel, nã? Xiang Liu (CHN) completou o pódio com 27.58. 
Ainda falando em pratas, Thiago Pereira (Minas/Flórida) colecionou mais uma pra coleção nos 200 medley. Ele marcou Ryan Lochte (EUA) durante a prova inteira, mas o crawl do yankee foi forte demais pro brasuca e deu o tetra-campeonato ao primeiro: 1:55.81. Thiago cravou 1:56.66 e o chinês Shun Yang quase o passou, parando o cronômetro 15 centésimos depois. Parece que a polêmica desclassificação em Toronto desapareceu na poeira. Henrique Rodrigues (Pinheiros) até chegou a terceiro no peito, mas terminou em sétimo: 1:58.52.
Aliás, este Mundial está marcando a consagração da natação chinesa. Pela primeira vez, a China logrou os 100 livre com, surpresa geral, Ning Zetao, com 47.80. Ele nem na lista de favoritos estava. Cameron McEvoy (AUS), maior favorito, só ficou com a prata, com 47.96. E um dia depois do River Plate levar a Libertadores, Federico Gabrich (ARG) fez a folia portenha, bronze com 48.12. Marcelo Chierighini (Pinheiros/Auburn) foi o quinto, com um bom 48.27. Chierighini está em uma grande evolução e, dependendo dos resultados, pode brilhar no Rio e em Budapeste.
Nas semifinais dos 200 peito, veio o único recorde da noite, um Mundial Júnior, para o russo Anton Chupkov, com 2:09.64 na segunda série. Já nas semifinais dos 200 costas, mais um melhor tempo do mundo: Mitchell Larkin (AUS), com sensacionais 1:54.29. Leonardo de Deus (Corinthians) ficou pelo caminho com 1:57.96. E Katie Ledecky (EUA) aproveitou-se da ausência de Sarah Sjostrom (SUE) no reveza 4x200 livre para dar outra vitória aos EUA, com Itália e China completando. A Suécia foi quarto.
Destaque para amanhã? O início dos 50 livre, sem Cielo. Será o início do show do Carrasco? Ou Morozov e Fratus vão atrapalhar? Por enquanto, comecemos a pensar na estátua para a Etiene. Ela merece!

(informações do Best Swimming, da Yes Swim e foto de Satiro Sodré/SSPRESS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário