quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

NA BEIRA DO CAOS: CBDA pode não realizar Brasileiros de Inverno

Essa veio do Blog do Coach: terminou nesta terça-feira a reunião do Conselho Técnico Nacional da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, que durou dois dias e rolou no SESI de São Paulo. E um grande (e triste) boato ouvido há tempos nas competições aquáticas pode se transformar em fato: os Campeonatos Brasileiros de Categoria de Inverno podem não acontecer em 2016. O motivo? Além da maldita crise econômica (que não tem data para terminar), problemas estruturais e de calendário.
Segundo Alexandre Pussieldi, a proposta veio do Diretor Geral da entidade aquática maior do país, Ricardo de Moura. É que, segundo o calendário de 2016, se calhar de os principais campeonatos de inverno, quais sejam, o CAMPEONATO BRASILEIRO JÚNIOR (TROFÉU TANCREDO NEVES) E SÊNIOR DE INVERNO, o CAMPEONATO BRASILEIRO JUVENIL DE INVERNO - TROFÉU ARTHUR SAMPAIO CAREPA e o CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTIL DE INVERNO - TROFÉU RUBEN DINARD DE ARAÚJO, acontecerem em 2016, eles todos acontecem em Maio. A pauta foi aprovada por 31 dos 40 técnicos lá presentes e vai ser discutida, e aí sim levada à cabo, na Assembléia Geral da CBDA, no início do próximo ano. Somente o TROFÉU MARIA LENK, por razões muitíssimo óbvias, seria realizado pela entidade no primeiro semestre.
No calendário, cuja minuta será apresentada nos próximos dias, e que foi aprovado pelos técnicos, estão os eventos os quais a Seleção vai nadar antes de Agosto, entre eles, participações no ARENA PRO SWIM SERIES, nos EUA. Seriam mantidos, também, os Brasileiros de Categoria de Verão. Ainda foram discutidos os primeiros rumos da natação para o ciclo Tóquio-2020 e o investimento em novos talentos.
Opinião pessoal: se essa ideia passar, mais uma vez a natação brasileira vai andar para trás. Os Brasileiros de Categoria, de Inverno e Verão, são essenciais para revelar novos talentos e para o Ranking da CBDA, e até servem de ensaio para grandes competições. Eu só aprovaria tal ideia, isso se eu fosse técnico, se fosse criado um Circuito Nacional de Natação, como o ARENA PRO SWIM. Isso evitaria o cada vez mais constante êxodo de nosso atletas para a América que, guardadas as devidas proporções, é como se um craque de futebol que brilhou no Brasileiro fosse contratado por um clube europeu.
Posso estar enganado, mas quanto aos Brasileiros de Inverno, se for fato esta ideia, pode ser que, desacostumados destes torneios, os atletas podem esquecer que ele existe e, mesmo encerrada essa crise, o que acho difícil, a CBDA os esqueça definitivamente. Nas palavras do Nenhum de Nós, "tanto faz se depois for nunca mais".
Pobre natação brasileira.

(informações do Blog do Coach)

Nenhum comentário:

Postar um comentário