terça-feira, 8 de dezembro de 2015

GIRO GERAL: Europa, América e Santos

Nação, hora de mais um GIRO GERAL, destacando o que aconteceu nas águas pelo Brasil e pelo mundo neste final de semana, hoje destacando a última jornada de Maratona Aquática em Santos e os campeonatos Europeu de Piscina Curta e Americano de Inverno. Vamos?

DOCE REESTREIA DE ANA EM SANTOS
Após seu regresso triunfal à Unisanta, a Campeã Mundial dos 25 km em Kazan (RUS) Ana Marcela Cunha já estreou competindo e, adivinha, ganhando. Desta vez ela venceu, na categoria Absoluto, a XIX TRAVESSIA SOAMAR, prova de 4 km em linha reta que encerrou o calendário de maratonas aquáticas em Santos. A largada da prova foi no Emissário Submarino, próximo ao Canal 1, e a chegada na Aparecida, em frente à ETEC, antigo Colégio Escolástica Rosa, próxima ao McDonald's (para quem não mora em Santos, é depois do Canal 5). Além da vitória de Ana, tivemos uma dobradinha ceciliana, já que Catarina Ganzeli chegou imediatamente atrás. Ganzeli já é nome certo para o Santa em 2016 e elogiou a prova. "Foi uma prova boa de ser nadada, com o mar liso e a temperatura agradável", disse nas redes sociais.
Na prova masculina, também deu Santa: Victor Colonese, campeão brasileiro de 2015, foi o primeiro no geral a chegar, seguido por Caique Requena (que nadou em observação) e Caio Henrique Florido. A prova reuniu 159 nadadores de todo o país e foi uma sensacional despedida para as águas abertas em Santos. A próxima prova será a primeira etapa do Campeonato Santista, na semana do aniversário da cidade, em Janeiro, e que leva o nome da inesquecível Renata Câmara Agondi. Agora, quando veremos uma prova da FINA novamente na cidade?

EUROPEU: TRÊS RECORDES MUNDIAIS
Netanya, em Israel, recebeu os melhores nadadores da Europa para o EUROPEU DE PISCINA CURTA e ficou comprovado que Europa, China, Japão e Austrália estão a anos-luz à frente DO MUNDO INTEIRO. Já havíamos destacado o WR de Katinka Hosszu (HUN) nos 400 medley, mas ela ainda bateu o dos 100 medley com 56.67, pondo ao chão os 56.70 que fizera em Doha. E mais: fez RC nos 200 medley, com o tempo de 2:02.53. Ainda venceu as três provas de costas: 26.13 nos 50, 55.42 nos 100 e 1:59.84 nos 200. E olha que faltou pouco pra WR, hein? Ah, e o WR dos 50 costas, que há exatamente um ano pertence a Etiene Medeiros (SESI), de 25.67, foi ao chão, superado por Simona Baumrtova (CZE), que fez 25.55. O problema é que tal tempaço foi superado quando ela abriu a prova dos 4 x 50 medley misto, na semifinal, e pela regra da FINA, quando isso acontece, não se conta. Logo, Etiene ainda continua com o WR, mas ganhou mais uma rival.
Valeu mesmo foi o histórico WR de Gregorio Paltrinieri (ITA) nos 1500 livre, que pôs ao chão uma marca de 14 anos de Grant Hackett (AUS), que era de 14:10.10, ao fazer 14:08.06. Com isto, Gregorio se tornou o primeiro não-australiano a fazer WR na maior prova da natação. E ainda ajudou a Itália a ser campeã, com 1099 pontos, seguida da Rússia, com 952, e Hungria, com 738.
Esta matéria da Yes Swim mostra mais destaques desta competição e que podem brilhar no Parque Aquático Olímpico do Rio em Agosto próximo.

MEANWHILE IN AMERICA
O AT&T Winter Nationals, mais conhecido como CAMPEONATO AMERICANO DE INVERNO, que rolou em Federal Way, Washington, foi, digamos, o primeiro ensaio para a Trials de Omaha. Por isso, não tivemos tantos resultados espetaculares, mas vale menção ao The Greatest. Michael Phelps venceu as três provas as quais estava inscrito, quais sejam, os 200 medley (1:57.61), os 100 borboleta (51.38) e os 200 borboleta (1:56.11). Outro a se prestar atenção é Nathan Adrian, prata nos 50 livre em Kazan e que venceu tal prova com mais um 21, acrescido de 76 centésimos. Nos 100, ele foi bronze, 48.60. O vitorioso foi Santo Condorelli (CAN), um dos favoritos para a OLIMPÍADA do Rio, e que fez 48.05, seguido de Vlad Morozov (RUS), 48.51. Isso porque não tivemos lá Florent Manaudou (FRA), Bruno Fratus (Pinheiros/Auburn), Evgeny Sedov (RUS) e Kyle Chalmers (AUS). Matt Greavers, por sua vez, fez 52.54 nos 100 costas para ser o quarto melhor do mundo no ano.
Entre as meninas, bons resultados para Missy Franklin, dando a volta por cima com 1:00.03 nos 100 costas e 2:07.87 nos 200 costas, e excelentes para Simone Manuel, 24.83 nos 50 livre e 53.98 nos 100. Sem dúvida, uma das maiores adversárias para as irmãs Campbell no Rio.
A próxima jornada de quase toda a natação americana será o Duel in The Pool, em Indianapolis, sem Phelps nem Ledecky, mas com grandes provas contra a seleção europeia.

(informações do Best Swimming, Yes Swim, Unisanta e fotos de Jonathan Nogueira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário