domingo, 6 de dezembro de 2015

CONHEÇA MELHOR: Isabela Silva

O último Conheça Melhor do ano nos leva até Uberlândia, onde encontramos a segunda melhor nadadora Júnior de Borboleta do estado de Minas, Isabela Silva Ribeiro. Aos 17 anos, essa garota tem colecionado excelentes posicionamentos nos campeonatos estaduais e universitários, e também ajudou Minas a quebrar um tabu e ganhar o Interfederativo Júnior, em Anápolis (GO). No estado, só Sara Ribeiro (Minas), a quem entrevistamos ano passado, tem resultados melhores que Isabela no nado borboleta. Ambas ilustram a primeira foto desta reportagem.
Melhor que eu falar sobre sua carreira e jornadas, é passar a palavra para a própria Isabela, que vai contar como ela começou, como foi seu ano de 2015, a rotina, as inspirações e o seu futuro. Isabela, agora é contigo.

O ANO DE 2015
Na virada do ano, eu cruzei os dedos e falei: "2015 vai ser O ANO" E foi, não podia imaginar como seria quando disse aquilo, pensei só nas coisas boas, mas 2015 foi além. Foi o ano em que eu pensei em desistir e resisti até não poder mais, depois resolvi que ia desistir mas não por mim e sim pelas coisas que não fluíam, que não davam certo, eu tentava e falhava, tentava de novo de uma forma diferente e falhava de novo, até que chegou uma hora em que eu achei que tinha tentado de tudo e resolvi largar. Se não me engano fiquei uma semana em casa sem treinar, sofrendo e me lamentando... Foi horrível, e foi sem dúvidas, um dos piores momentos da mina vida, mas no fundo sabia que não era pra acabar ali, não era assim que um sonho devia acabar. Cada parte de mim no fundo sabia que eu amava aquilo e que eu era capaz de realizar cada coisa que eu tinha idealizado todas as noites antes de dormir. Então eu levantei e fui tentar mais uma vez e depois disso uma coisa incrível aconteceu: num belo dia recebi uma ligação do meu técnico e me lembro como se fosse ontem, ele disse “ Isabela, você ta sentada? Se não tiver, senta! Você pegou seleção!!!”. No melhor dos casos, antes dele falar, eu imaginei que ia pro Brasileiro, mas não, a noticia era minha primeira convocação pra Seleção Mineira onde Minas foi campeã, depois de muitos anos perdendo pra Seleção Paulista. Tivemos excelentes resultados, dentre eles fui vice campeã brasileira no ver. 4x50 medley, fechando de crawl. Esse foi só o comecinho do ano, também fui convocada pela Universidade (Federal de Uberlândia) pro JUMS onde fui campeã nos 200borboleta, prata nos 400 medley e bronze nos 100borboleta, resultados esses que me renderam outra convocação, pro JUBs, que foi outra competição incrível onde melhorei minhas marcas e adquiri muito aprendizado. Eu era não apenas a mais nova da competição como era também a única menina que defendia a UFU na competição. Resumindo, 2015 foi extraordinário e nem acabou ainda.

SARA RIBEIRO
Com certeza a Sara é um amor. Ela não só é uma grande nadadora a qual eu admiro, mas também é um exemplo de pessoa. Nadar ao lado dela da sempre uma vontade de nadar mais, de tentar se superar. Sobre ser a melhor nadadora de borboleta do interior de Minas é algo que não penso muito a respeito, eu avalio que se você treina e se dedica, por mais que demore, uma hora os resultados chegam, e as vezes nem nos damos conta, como é o caso desse titulo que você mencionou. Ser a segunda melhor do estado sabendo que perco apenas pra Sara é uma honra e um desafio. Por mais que eu a admire eu trabalho pra um dia ser a primeira não só do estado,mas também do Brasil e posteriormente, do mundo. Portanto, a Sarinha que me aguarde (risos).

O INÍCIO
O interessante é que isso não era um sonho de infância, e com o passar do tempo se tornou o meu maior objetivo de vida. Eu fazia escolinha de natação no SESI, por volta dos meus 12/13 anos, e um dia o Harley, que é meu técnico até hoje, me viu nadar é me propôs treinar com ele, ele disse pra ir pra casa e pensar a respeito. Eu era extremamente competitiva e mudava de níveis muito rápido, era sempre a melhor da turma. Então cheguei em casa, pensei nisso e pensei no Cielo, que na época tava no auge da carreira, conversei com meus pais e me passou pela cabeça que um dia podia ser como ele, daí arrisquei e assim que comecei, foi amor a primeira vista (risos).

NO QUE MELHORAR?
Coisas pra melhorar são o que não me faltam. Isso é bom porque você vê o imenso caminho ainda a ser trilhado, e vê também meios pra chegar lá. Preciso melhorar minha disciplina, meus treinos, alimentação e principalmente, descanso. Como faço faculdade, treino e tenho responsabilidades familiares, muitas vezes é difícil encontrar tempo pra tantas coisas. Por mais relevante que eu saiba que algumas sejam, por muitas vezes é inviável, mas eu creio que com o passar do tempo e com o surgimento de novas oportunidades vamos nos adaptando e atingindo cada vez mais progresso.

A ROTINA
Meus dias são bem corridos. De manhã cumpro minhas obrigações domésticas, como todo jovem que mora com os pais imagino eu (risos), após o almoço vou direto pro clube. Nas segundas, quartas e sextas das 14 as 16 tenho academia, das 16 as 18:30, geralmente, eu treino e daí viu direito pra faculdade. As terças e quintas no período em que não faço academia eu normalmente ponho as coisas da facul em dia, raramente da pra fazer alguma coisa focada em natação nesse período, aos sábados de manhã temos treino e após o treino tenho inglês, e depois disso meu fim de semana começa e meu compromisso é só com o descanso pra que eu possa começar bem os treinos na semana seguinte.

SONHOS
Minha vida gira em torno de natação. Amo muito isso, logo meu maior sonho tem a ver com natação (risos), eu quero muito seguir carreira, pegar final e pódio olímpico sabe, ser muito boa nisso... E não só quero como não vou me conter e vou lutar por isso até não ter mais forças.

O QUE FALTA NA NATAÇÃO DO INTERIOR?
Ah, falta um longo caminho pra isso ainda. A meu ver, economicamente nosso pais ta uma catástrofe, tem investimentos, bolsas-atleta e apoios sendo cortados e os atletas estão cada vez mais prejudicados. O Brasil não apoia muito os esportes de base, o que no meu ponto de vista é um erro já que o esporte salva vidas, literalmente. A presença do esporte na minha vida, por exemplo, mudou o curso da minha vida positivamente. Já vi atletas talentoso, que amavam o que faziam desistirem por falta de apoio em momentos cruciais, não aguentaram a pressão e se viram obrigados a parar. Por isso acho que é necessário mudar a forma como nossos governantes vêem e lidam com o esporte, eles precisam realmente ver a importância disso e levar pra prática.

VOCÊ PREFERE TREINAR OU COMPETIR?
Na verdade nenhum dos dois! (risos) Não que eu queira tudo que quero sem treinar, óbvio que não, mas minha paixão é por competir. sou viciada naquele momento em que a gente sobe no bloco e o coração para, naquele outro quando sua equipe depende de você pra fechar um rev. E até mesmo naqueles outros onde vc não tá muito bem mas ainda sim tira forças do inimaginável pra conseguir completar uma prova difícil, amo mesmo é competir. Quanto a treinar, claro que gosto muito mas se a natação em minha vida se resumisse a apenas nadar, sei que eu não só não seria a mesma pessoa como também penso que não seguiria o mesmo caminho ou teria os msm sonhos, treinar é sim muito bom mas competir é melhor. Essa coisa de nadar duas vezes por semana ou só quando da não combina muito comigo não. Como diriam meus amigos "Isa, você é fominha demais pra isso..."

ÍDOLOS
Falar de ídolos é difícil porque são várias as pessoas que me inspiram, tem o Fê (Felipe) Martins que, além de ótimo nadador tá sempre procurando ajudar todo mundo e por quem eu tenho uma imensa admiração; tem a Sara, o Cesão, Tiago, o Thorpe e claro, não podia faltar, Michael Phelps, esse não podia faltar, né? O cara inspira qualquer um, e além do mais nada as mesmas provas que eu gosto de nadar, inclusive aprendi a nadar borboleta com ele. Eu passava horas e horas vendo os vídeos dele nadando, pausando e analisando a técnica, cada detalhe, cada movimento chegava no treino e passava outras muitas horas tentando repetir exatamente aquilo que eu tinha assimilado que ele fazia desde onde o movimento surgia até a hora que ele punha mais força no nado, até que um dia aprendi... Tem muitos outros que de alguma forma me ajudaram e me inspiraram e de alguma jeito foram de extrema importância pra minha formação como atleta.

MENSAGEM FINAL
Depois que eu realizar todos os sonhos que contei que tenho, quero ajudar a melhor o mundo em que a gente vive, pode parecer meio clichê, mas acho que se você tem condições tem também a obrigação de ao menos tentar melhorar a sociedade em que vive, quero que pessoas simples possam ter oportunidades de realizar sonhos, assim como eu vou fazer, quero ajudar as pessoas a terem fé uma nas outras novamente, porque se tem uma coisa que aprendi é que ninguém consegue fazer nada sozinho, precisamos sempre de alguém pra nós dar oportunidades e ver potencial em nós, independente da força de vontade e/ou do seu talento isso é preciso. E mesmo que você esteja mal e se sentindo sem propósito, a vida pode ser surpreendente se você apenas continuar insistindo e não parar de acreditar no potencial dentro de si.

(nossos agradecimentos a Isabela Silva pela entrevista e pela cessão das fotos, a primeira delas da Federação Aquática Mineira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário