quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

PERSPECTIVA 2016: O que esperar da natação?

2015 está a horas de seu fim. Se não foi um ano tão vitorioso para a natação brasileira - a não ser por Ana Marcela Cunha, Etiene Medeiros, Bruno Fratus, Brandonn Pierry Almeida e Nicholas dos Santos - também não podemos dizer que não foi tão ruim, visto que uma nova geração - Murilo Sartori, Rafaela Raurich, Ana Giulia Zortea, Gabrielle Roncatto, Maria Paula Heitmann, Caio Pumputis, Sofia Rondel... - vai tentar manter nosso bom nível.
Entretanto, nuvens negras se avistam no horizonte dos esportes aquáticos. A começar por aqui: a CBDA pode (e parece que vai) cancelar os Brasileiros de Categoria de Inverno devido à crise. E até agora, nada se falou sobre depois da Olimpíada do Rio. É bom lembrar que vem aí um Mundial de Piscina Curta, em Windsor (CAN), e o Brasil foi Campeão Mundial (em medalhas) em Doha. Mas nada sabemos sobre como será a preparação, se vai ser em uma seletiva (como em 2014) ou duas (como em 2012). Isso é deveras preocupante.
Já a FINA parece que vai cancelar o Grand Prix de Maratonas Aquáticas, que tem quatro - apenas quatro - etapas: Argentina, Canadá, Macedônia e a Capri-Napoli. Pouca gente, pouco investimento, muitos problemas. Mas as Copas de Natação e Maratonas estão garantidas. Mas quando voltarão ao Brasil? Talvez quando meu sobrinho tiver netos, porque pelo que andam as picuinhas entre CBDA e FINA...
E Cesar Cielo? Depois do que vimos no Open, cada dia mais vem deixando de ser ELE. Desde sua mudança para o Minas, Cielo não vem conseguido os resultados que o colocaram no olimpo da natação mundial. Ele nem conseguiu nada no Mundial de Kazan. Desistiu do Open. Arilson Silva está quase desistindo dele. Bem, se nada conseguir no Maria Lenk no Rio, podemos ver seu adeus. Espero que isso não role.
Outra novidade é a volta de Albertinho Silva ao Pinheiros que colocou no topo entre os clubes de natação no Brasil, vencendo tudo em 2009, e a ida de Marco Veiga para o Paineiras que era dele. Já falamos das voltas de Gabi Roncatto e Ana Marcela Cunha à Unisanta e, meus amigos, pelo andar da carruagem, podemos ter o melhor time formado pela universidade de Santos.
Sobre 2016? Apenas o tempo vai dizer se veremos águas tranquilas ou turbulentas para o esporte aquático brasileiro. Então, quando der meia-noite e os fogos anunciarem a chegada do ano novo, pensem nos nossos atletas, nos nossos técnicos, em todos os fãs da natação. E esperemos que, depois da Olimpíada, eles continuem no topo e de lá não saiam.

Nação aquática, eu desejo um ano novo campeão a todos vocês. Em 2016, o FamilAquatica virá bem mais forte, com a ajuda de vocês! Vamos juntos? Bom ano!!

(editorial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário