sábado, 2 de janeiro de 2016

O que desejo para 2016

Senhoras e senhores, começou o ano mais importante para o esporte olímpico do Brasil. Desde quando Jacques Rogge falou, naquele 2 de Outubro de 2009, que o Rio de Janeiro seria a sede da Olimpíada deste ano da graça, a expectativa foi geral. Os brasileiros e o restante do mundo duvidaram que o Rio teria condições para, pelo menos, deixar pronta grande parte da estrutura para os Jogos Olímpicos. E tal estrutura está quase toda ela pronta. Obviamente que falta muita coisa, e obras prometidas não ficarão disponíveis antes de 5 de Agosto. Entretanto, o que interessa é a presença dos grandes atletas do mundo inteiro no maior espetáculo esportivo do mundo. Uma pena que num Brasil destruído por crises políticas e econômicas.
Baseado nisso e num post do Blog do Coach Alexandre Pussieldi, começo o ano escrevendo meus grandes desejos para os esportes aquáticos, em especial a natação, para este 2016.

1) O mesmo que desejou o Coach abre minha lista de desejos: o maior e melhor Troféu Maria Lenk da história da humanidade. Cheio de índices e formando uma das maiores, aliás, a maior Seleção Brasileira de Natação já vista em jogos olímpicos. Afinal, tal evento vai inaugurar oficialmente o Parque Aquático Olímpico da Barra, onde vão acontecer as provas da natação e pólo aquático a partir do dia 6 de Agosto.
2) Também o mesmo do Coach: quero ver pelo menos umas cinco medalhas no peito dos nossos nadadores, tanto nas maratonas aquáticas, quanto na natação. Não faço questão de que sejam de ouro (ok, pelo menos uma vai, talvez com Ana Marcela, talvez com Poliana, talvez até com Fratus), mas não queremos só ver. Queremos ser definitivamente parte da história Olímpica Mundial no esporte aquático.
3) Como todo brasileiro, quero ver muito um Rio de Janeiro de paz, de amor e de esperança pelo menos durante os Jogos Olímpicos. Que eles sejam muito bem organizados como foi a Copa do Mundo, e que o mundo inteiro só fale bem do Brasil após 22 de Agosto.
4) Sem esquecer dos nossos heróis paralímpicos: que eles nos deem motivo para ouvirmos nosso Hino e mostre para o mundo que o Brasil, apesar do pouco apoio e espaço na mídia, é sim uma potência nos esportes paralímpicos. Na natação, inclusive.
5) Quero ver a ressurreição de César Cielo. Acredito que ele está atravessando a mais escura de suas fases, visto suas desistências no Mundial de Kazan e no Open de Palhoça. Agora existe a possibilidade de ele começar o ano sem técnico, já que Arilson Silva está desistindo dele. Esta instabilidade pode lhe custar muito caro, já que ele ainda não tem o índice para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Inclusive, eu e muita gente desconfiamos de que se ele nada consegui ir no Parque Aquático Olímpico da Barra em abril, será o fim definitivo de sua grande carreira. Esperamos que não
6) Que nas Olimpíadas tenhamos um grande show de Michael Phelps, Florent Manaudou, Katinka Hosszu, Ruta Meilutyte, Femke Heemskerk, Ryan Lochte, Alia Atkinson, Vlad Morozov, Cate e Bronte Campbell, Grant Hackett, Missy Franklin... São tantos, mas que eles façam a festa na piscina do Rio de Janeiro. Se até a Ruta gostou...
7) Que o apoio à natação brasileira e os esportes olímpicos em geral não acabe quando a pira Olímpica se apagar. Afinal eles também trazem grandes alegrias para o Brasil.
8) Que a CBDA não cometa a loucura de acabar com os campeonatos brasileiros de inverno de categoria e receba mais apoio para investir na base e nas estruturas para que nossos nadadores tenham onde nadar.
9) Aliás, que isso aconteça logo porque está desanimador ver que muitos nadadores jovens estão trocando o Brasil pela América por esta razão. Afinal, lá se pode conciliar natação com estudos. Quando isso pode acontecer no Brasil?
10) Que tenhamos competições ao estilo que os nadadores gostam: casa cheia e bons aparatos, igual tem acontecido em Jaboticabal. E não custa caro. É só querer.
11) Que o próximo presidente da CBDA, seja ele qual for (Ricardo de Moura ou Miguel Cagnoni) faça uma administração justa e vitoriosa, sem máculas nem mutretas.
12) Por fim, desejo a todos que continuem ligados no FamilAquatica! Prometemos mais coberturas in loco, mais entrevistas e muito mais notícias do mundo aquático. E mais surpresas vem aí!
Um Feliz Ano Olímpico, com as bênçãos de Deus, pra todos nós!! 

(o post do Coach é esse aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário