terça-feira, 26 de abril de 2016

Unisanta volta cumprindo o que prometeu


Cinco representantes nos JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016. Quarto lugar no TROFÉU MARIA LENK 2016. E assim o time da Unisanta comemora a melhor fase da sua história. Em entrevista coletiva com a imprensa hoje cedo no Consistório da instituição, no Boqueirão, em Santos, os Teixeira exaltaram os triunfos da equipe ceciliana e também parabenizaram os que não lograram êxito na tentativa de qualificação para os Jogos.
Gabrielle Roncatto, Matheus Santana, Tales Cerdeira, Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto, além dos técnicos Márcio Latuf e Ricardo Cintra, falaram à vários órgãos de imprensa de Santos e do Brasil de sua alegria por terem colocado um décimo da Unisanta na natação e serem o único time na Maratona Aquática feminina. "Deixo claro que esse não é um clube, mas uma universidade. Isso deixa mais importante o feito da Unisanta. Este é o melhor momento dos meus 28 anos à frente do Santa", disse Latuf, que, inclusive, se emocionou ao ser chamado de paixão por Marcelinha.


A mais visada pela imprensa foi a Iron Baby que, no dia 2 de Julho próximo, chegará aos 18 anos e é a mais jovem do Time Brasil. Não era de agora que Gabi deixou claro que seu sonho era estar no Parque Aquático Olímpico da Barra em Agosto e ela o vai realizar com o revezamento 4 x 200 livre feminino. "Passou um filme pela minha cabeça. Chorei, ri, me emocionei. Era um sonho de menina que consegui realizar". Sobre redes sociais, ela disse que a CBDA a orientou a usar com moderação: "não vai haver restrição. Mas a gente tem, por exemplo, que evitar sites de natação, pois talvez alguma notícia possa influenciar no desempenho. Mas a gente pode usar WhatsApp".


O veterano Tales Cerdeira, que está em sua segunda passagem pela Unisanta, revelou que muito mudou de sua passagem de 2005 para a de agora. "A diferença é que há 11 anos recém tinha saído da casa dos meus pais. Agora estou mais experiente e quero agradecer a todos por esta oportunidade. Em 2012 estava voltando de lesões, mas consegui semifinal na minha prova (ou seja, os 200 livre). Agora vou treinar mais para conseguir a final", disse.
Matheus, campeão olímpico da juventude nos 100 livre em Nanjing e agora parte do time que faz parte do revezamento 4 x 100 livre comparou a Olimpíada da Juventude com a de Verão: "é o mesmo clima de agora no Rio, mas a diferença é que há uma limitação de idade. Agora tenho a certeza de que vamos ter um melhor clima porque os Jogos são na minha cidade. Marcelo (Chierighini - Pinheiros/Auburn), Nilo (Nicolas Nilo Oliveira - Minas) e João (de Lucca - Pinheiros/Louisville) não são só meus companheiros, mas amigos. Isso pode ajudar, porque o time é forte", verbalizou.
As meninas da maratona aquática também pensam assim. "Não participei do Maria Lenk porque estamos, eu e Ricardo, em fase final de preparação e esse tempo é necessário para nós. Agora vamos pensar na etapa de Budapeste da COPA DO MUNDO FINA DE MARATONA AQUÁTICA e daí, para os Jogos", contou Poliana. Já Ana, perguntada sobre as possíveis "ameaças" para o ouro de uma das duas, preferiu ser sucinta: "não dá pra apontar favoritos nos Jogos. Mas a Amèlie Maurer (FRA) está numa crescente, assim como a Rachele Bruni (ITA), a Sharon van Rowendaal (HOL), também temos de prestar atenção. É uma prova difícil, vamos treinar mais", disse Marcelinha, vinda do bronze no Campeonato Americano de Águas Abertas.
A uma plateia de jornalistas, autoridades e atletas (a equipe da Unisanta estava em peso, com exceção de Alessandra Marchioro), o Diretor-presidente do Complexo Santa Cecília, Marcelo Teixeira, parabenizou os atletas e a equipe de Retaguarda: "estou feliz de ver que o que plantamos colheu e os resultados vieram. Valeu a pena a estrutura, que será usada pela delegação italiana, para revelar os novos talentos, que cresceram e virarem esses campeões". Uma emocionada Lúcia Teixeira concordou, chegando até a chorar ao também se lembrar dos que não chegaram lá, como Marchioro, Nicholas dos Santos e Felipe Ribeiro de Souza: "vocês vão conseguir nas próximas competições"  disse a presidenta da Universidade. Já a reitora, Silvia Teixeira, confidenciou que a seleção egípcia também está em acertos finais para a vinda da seleção egípcia de natação.
Definitivamente o Unisanta está crescendo, e é necessário prestar atenção, não só no Paulista Júnior e Sênior de Inverno, em São Caetano do Sul, como no José Finkel, em São Paulo.
E haverá mais sobre a coletiva desta terça-feira. Aguardem.

(informações da E5+ Comunicação e da Unisanta, fotos da E5+ e deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário