sábado, 23 de julho de 2016

RIO 2016: Já chegaram!



Santos já vive o clima Olímpico. Nesta sexta, a tocha já passou pela cidade, tendo sido carregada por feras como Matheus Santana, Marcelo Teixeira, Pelé e Pepe. E neste sábado, chegou parte da delegação italiana de natação dos JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016. Além da equipe técnica, quatro dos 34 atletas já não quiseram saber de descanso e pularam na piscina da Unisanta, no Boqueirão.
Entre os quais, Gregorio Paltrinieri, grande nome dos 1500 livre e campeão mundial em Kazan. Nesta tarde, chega mais uma leva, com destaque para Federica Pelegrini, recordista mundial dos 200 livre e campeã em Pequim 2008 desta prova.
É importante lembrar que não será só a delegação italiana de natação a qual se fará presente na piscina do Santa Cecília. Vem também o time de triatlo e maratona aquática (exceto Rachele Bruni, que vai passar mais um tempo em La Loma/MEX para treinamento de altitude e virá direto ao Rio), além de delegações do Japão (maratona aquática), Eslovênia (natação e triatlo) e Rússia (maratona aquática).
"Com este intercâmbio de culturas, estamos em parte participando dos Jogos Olímpicos porque sabemos que vai demorar para um evento como esse acontecer de novo no Brasil", disse Rosa do Carmo José, diretora de natação do Santa. "A natação italiana vem com atletas fortes. Esperamos um bom feedback deles, porque é importante um bom treino nas nossas águas para os bons resultados".
Marcelo Teixeira, pró-reitor da entidade, também deixou isso claro: "Eu acho que os atletas nossos já tem uma convivência com a comunidade local e receber estrangeiros já é hábito nosso pelas maratonas aquáticas que organizamos. Mas sempre há uma expectativa muito grande com vistas a própria Olimpíada. Por parte dos alunos há uma curiosidade a mais. Aqui em Santos temos uma grande quantidade de italianos, sempre seguindo orientações de segurança do próprio campus e das autoridades", disse.
Por fim, Stefano Ribaudo, manager da Federação Italiana de Natação, em bom português, elogiou a piscina do Santa. "Há o teto retrátil, que nos ajuda muito pelo clima. E além disso, Santos é uma cidade tranquila. Tem quase o mesmo clima do Rio e não é tão perigosa quanto São Paulo".
Só nos resta então dizer: BENVENUTI, CARI AMICI! E buona fortuna in Santos! 

(informações da Unisanta, foto deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário