sábado, 12 de novembro de 2016

PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR: as etapas finais


Devido ao esgotamento físico deste repórter, aqui está um grande resumo das duas derradeiras etapas do CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE VERÃO - TROFÉU ALBERTO MARTIN PEREZ, que terminou nesta manhã, no Corinthians, com o título mais escrito nas estrelas da temporada para o time da casa.



SÁBADO - Bons de água, bons de samba
Uma roda de pagode num dos bares atrás da piscina do Timão embalou a terceira etapa do certame, já sob o efeito da garoa, apesar de um tímido sol ter chegado a sair. Mas isso não abalou a galera. Nem mesmo os irmãos Cruz de Almeida, responsáveis pelo grande momento da etapa: uma troca de RC's nos 800 metros livre Júnior 2. Até ontem, de Lucas Kanieski (então na Unisanta), 8:23.78. A princípio, Bruce, o mais novo, deu fim a 8 anos de domínio desta marca com 8:17.21. Mas na série seguinte, o mais velho, Brandonn Pierry, resolveu mostrar porque South Carolina o escolheu, com um sensacional e aplaudidíssimo 8:13.36. Um feito e tanto para uma dupla que em breve terá de se separar. "É um sentimento muito legal. Nadamos juntos desde os 3 anos, e é uma coisa muito legal os dois conseguirem bater recorde e ainda pegar medalha", disse Bruce. Brandonn completa: "todo mundo queria ter um irmão nadando junto e ainda que acompanhasse o ritmo. Eu vou, mas a gente vai ficar sempre conversando e trocando dicas". É claro que, com a ida de Brandonn à América, Bruce não vai tomar o seu lugar. "Quero ser o Bruce, e trilhar meu próprio caminho. Mas um com a ajuda do outro".
Outro que bateu RC foi Nicholas do Santos (Unisanta). Em preparativos para o Mundial de Piscina Curta de Windsor (CAN), ele não notou diferenças na piscina e abaixou seu RC para 23.38. "Treinei bastante hoje (sábado) de manhã, porque o foco é Windsor. Mesmo sendo uma piscina de 50 metros, vale como um estímulo para a gente ajudar o Santa", disse o brasiliense.
O destaque feminino da jornada foi Natalia de Luccas (Corinthians), nova detentora do recorde dos 100 costas sênior, com 1:03.86, tornando-se assim mais uma a ter seu nome como recordista desta prova no Júnior e no Sênior. Uma história que começou a ser escrita em 2013, quando ela se tornou o grande fiel da balança para o primeiro título do Corinthians nesta competição. Outro destaque foi Gabrielle Roncatto (Unisanta), que, ano passado, ainda competira em observação mesmo já regressada à Unisanta após sua passagem pelo Pinheiros. A Iron Baby quase bateu recordes do Júnior 2 em suas vitórias nos 100 livre (57.54) e nos 200 medley (2:21.42). "Meu foco é no Open. Faço esta competição para chegar 100% em Palhoça". Gabi ainda nos disse de sua estreia nas maratonas aquáticas, ela que não irá largar as piscinas pelos mares: "vou entregar meu corpo à piscina, mas com um pezinho nas maratonas. Mas ainda tenho muito a fazer na piscina, é ainda meu grande objetivo". Os demais resultados aqui estão.


DOMINGO - Chove chuva
Depois de um dia de chove-não-molha, não teve jeito: a chuva veio mais forte do que nunca no derradeiro dia deste Paulista de Verão. Mesmo debaixo de aguaceiro e chuvarada, tudo seguiu em frente. E o grande destaque foi Kauê Carvalho (Corinthians), novo detentor do Recorde Paulista Júnior 2 nos 200 borboleta, com um tempaço de 1:58.45, melhor até que o 1:58.92 que fizera no Brasileiro Júnior de João Pessoa. "Não era minha prova principal, mas passou a ser desde que nadei um 400 borboleta num Regional, em 6 de Outubro de 2013, na Unisanta. Até você tirou foto comigo. Vi que me dava bem no borboleta e essa passou a ser minha prova principal". Ele ainda falou de sua irmã, Kauane, um grande amuleto: "é uma experiência para ela. Espero que ela possa ser um dia uma grande nadadora".
Etiene Medeiros (SESI), comprovando grande fase, bateu RC do Sênior com 28.36 nos 50 costas. Ela está se preparando para o Mundial de Piscina Curta. "Estou entrando em ritmo de competição. O Paulista é o primeiro de três jornadas até o final do ano. Ainda sou recordista de piscina curta, mas isso não tem muito a ver com o que a gente tem para encarar daqui a 20 dias. É uma nova cidade, novas pessoas, novo Mundial. Temos que chegar, competir e ir embora", nos falou a pernambucana. Ainda houve tempo para mais um recorde de Brandonn Pierry, este nos 400 livre Júnior 2, com 3:56.98. Aqui, os demais resultados.


ESTAVA ESCRITO NAS ESTRELAS, TAVA SIM...
Como era de se esperar, Corinthians campeão pela segunda vez do TROFÉU ALBERTO MARTIN PEREZ. A ausência do time de elite do Pinheiros e a força máxima representada fizeram com que o Timão abrisse larga diferença: 1160,5 pontos para a vice-campeã, a Unisanta. Enquanto o Timão teve 1998,5, o time santista teve 838. O SESI completou o pódio, 790 pontos. Eis os premiados individualmente:

Índice técnico

Junior 1

Feminino: Clarissa Rodrigues (SESI) – 50m livre, 26.61
Masculino: Rodolfo Moreira (Corinthians) – 50m livre, 22.99

Júnior 2

Feminino: Gabrielle Roncatto (Unisanta) – 200m livre, 2:03.87
Masculino: Kaue Carvalho (Corinthians) – 200m borboleta, 1:58.45

Sênior

Feminino: Etiene Medeiros (SESI) – 50m costas, 28.36
Masculino: Nicholas dos Santos (Unisanta) – 50m borboleta, 23.38

Eficiência

Júnior 1

Feminino: Lorena Barreira (SERC-São Caetano) – 65 pontos
Masculino: Leonardo Simões (Corinthians) – 52 pontos

Júnior 2
ntos
Feminino: Gabrielle Roncatto, 65 pontos
Masculino: Brandonn Almeida (Corinthians) – 91 pontos

Senior

Feminino: Etiene Medeiros, 74 pontos
Masculino: Leonardo de Deus (Corinthians) – 65 pontos


Apesar da frente fria e da ausência de grandes feras, o evento foi bom. Conforme avaliou o Professor Marcelo Biazoli, "ele foi a entrega absoluta de um trabalho feito durante o ano. Ele é um preparativo onde os atletas tem o grande objetivo final de ser campeão paulista. Mesmo com chuva, a gente está vendo recordes sendo quebrados e treinadores bem avaliados. Isso encaminha bem para o Open".
E assim termina mais uma cobertura in loco do FamilAquatica, com agradecimentos renovados à FAP e ao Corinthians por mais esta missão cumprida. Mas ainda não acabou a jornada. Em breve, as fotos oficiais, cedidas por Isabella Tirulli e Jaeci Mendes. Aguardem. E que venha o Open!

(direto de São Paulo - informações da FAP - fotos deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário