domingo, 16 de setembro de 2018

É TETRA: Ana Marcela é de novo a dona dos mares!


Ninguém mais segura Ana Marcela Cunha (Unisanta) neste ano de 2018. Após a etapa de Chun'an, na China, vencida pela local Xin Xin, ela conseguiu o bronze que lhe deu suficiente pontuação para, pela quarta vez, ser campeã da FINA MARATHON SWIM WORLD SERIES - esta foi a penúltima etapa. Com 96 pontos, basta só ela largar na etapa derradeira para sacramentar o título - a segunda colocada, Rachele Bruni (ITA), está 30 pontos atrás e não poderá mais alcança-la. Ana já havia sido campeã em 2010, 2012 e 2014.

Xin, considerada uma das futuras grandes atletas da nova geração das águas abertas, aproveitou-se das boas condições e da torcida a favor para faturar com 2:06:22. Sempre no pelotão da frente, Ana Marcela e a alemã Leonia Beck disputaram a prata centésimo por centésimo. A alemã tocou pouco antes: 2:06:23.4 contra 2:06:23.5 da agora tetra campeã. Um resultado comemoradíssimo: "Estou muito feliz. Mais uma conquista, sem dúvida, muito importante na vida e na carreira. Este bom resultado mostra que estamos no caminho certo e vamos seguir com este planejamento até os Jogos Olímpicos, em 2020", disse a baiana, agora maior campeã da história do evento, um título a mais do que Angela Maurer.

Para conquistar esta honraria, Ana Marcela conquistou o quarto posto na etapa inicial, em Doha (QAT), foi prata numa sensacional disputa com Arianna Bridi (ITA) em Seychelles, foi a sétima colocada com os wetsuits em Setúbal (POR), e engrenou uma série de vitórias em Balafonfuered (HUN) e no Lac St. Jean (CAN), não participando da etapa seguinte, em Lac Megantic, por causa do Pan Pacífico. Mesmo já com o título garantido, ela quer mais: "Agora é só ir para a última etapa, em Abu Dhabi, apenas com a obrigação cair na água. Mas é lógico, que quem me conhece sabe, que vou brigar mais uma vez para estar no pódio e fechar a temporada com chave de ouro".

Valeu, Ana! Agora que venham mais triunfos!!

Ah, e pelo lado masculino tudo também está definido. Ferry Weertman (HOL), o campeão olímpico, agora também é campeão após ter vencido com 1:56:34.8. Com 78 pontos, não pode mais ser alcançado por Simone Ruffini (ITA), que, mesmo se vencer em Doha, ficará com 75 pontos e não alcançará mais o holandês. O melhor brasileiro foi Allan do Carmo (IDEB), com 1:56:40.2.

(informações do Best Swimming, CBDA e assessoria de imprensa de Ana Marcela - foto da Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário