domingo, 9 de dezembro de 2018

TROFÉU JÚLIO DE LAMARE: De novo, nossa casa, nossas regras...



Em casa, o Corinthians é o dono da festa. E assim foi novamente no CAMPEONATO BRASILEIRO JÚNIOR DE VERÃO - TROFÉU JÚLIO DE LAMARE. Com um nível baixo para uma seletiva de SUL-AMERICANO JUVENIL, o que, de certa forma, é perdoável, visto que muitos desses atletas estão voltando de um ano muito competitivo, o Corinthians se aproveitou da sua estrutura para, pela quarta vez seguida, faturar o tradicional certame.

Começando a resumir as últimas etapas, vale destacar que André Calvelo (Unisanta), encerrando com chave de ouro um ano com direito a JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE, pilotou uma prova sensacional nos 100 livre Júnior 2, onde venceu com bons 49.57. Esta marca, a propósito, foi o melhor índice técnico da categoria, com 847 pontos. E ele ainda faria 48.87 no 4 x 100 medley masculino (vencido pelo Timão com 3:45.29). Além disso, pela primeira vez, os três que estiveram no pódio nadaram abaixo de 50: Vitor Alcará (Corinthians, 49.68) e Lucas Peixoto (GNU, 49.82). Pode ser um bom sinal para o MUNDIAL JÚNIOR de Budapeste? O mais eficiente da categoria foi Pedro Corá (Pinheiros), que, em que pese não ter vencido nenhuma prova, juntou 161 pontos ao Azulnegro.

No Júnior 1 masculino, o mais eficiente foi também o único recordista de campeonato da última etapa, Vitor Pinheiro de Souza (Pinheiros). O quase xará do clube que defende foi premiado pela marca de 2:17.86, que lhe valeu 775 pontos. Ele ainda marcou seu nome nos futuros balizamentos da competição nos 100 peito ao fazer 1:02.71, quebrando o forte 1:02.95 que era de Pedro Cardona (Pinheiros). "Eu gostei do recorde, mas esperava um pouco mais baixo, por não ser a minha melhor marca. Meu objetivo para 2019 é abaixar a casa do 1:02, como queria ter feito hoje", disse Pinheiro, comprovando que quer ainda mais no ano que já está chegando. O mais eficiente foi Pedro Christo (Minas), ele que fez 160 pontos.

Passando para o lado feminino, duas "veteranas" foram as premiadas no Júnior 2. O melhor índice técnico coube a Maria Luiza Pessanha (Pinheiros), pelo 1:02.62 nos 100 costas, enquanto Rafaela Raurich juntou 164 pontos ao Curitibano para encerrar sua temporada. Por ter nascido em 2000, Raurich ainda terá mais um ano no Júnior 2 da qual Pessanha vai, tendo, assim, muito o que melhorar em 2019. A mesma coisa deseja Bruna Leme (Corinthians), que pode ter carimbado o passaporte para Santiago. Ela fez, na última etapa, 1:10.87 nos 100 peito Júnior 1, chegando perto do 1:09.58 de Jhennifer Alves da Conceição (então no Flamengo, hoje no Pinheiros). "Eu tentei passar um pouco mais forte, porque hoje a prova foi fácil. Agora eu espero continuar em bom nível, no Corinthians", nos afirmou Bruna.


Deixei para o final o maior destaque desta competição, na foto acima: Maria Eduarda Sumida (Corinthians). Ela que, a partir do ano que vem, irá morar, estudar e defender a Universidade de Louisville, a mesma que tem como técnico Arthur Albieiro e, como um de seus destaques, João de Lucca (Flamengo), abocanhou todos os prêmios que podia em seu último De Lamare como moradora no Brasil: foi a mais eficiente, com 240 pontos, bateu RC nos 200 medley, com 2:17.44, quase bateu RC nos 400 livre com 4:17.91 (o RC ainda será de Joanna Maranhão, com 4:16.46), e teve o melhor índice técnico com os 2:02.76 dos 200 livre. Isso porque ela está voltando de um H1N1, que lhe custou quatro quilos. "Durante a competição, diminuí meu tempo em duas provas. Fiquei muito feliz com esta última prova (os 400 livre), achei que ia piorar, mas melhorei. Foi por pouco que não teve recorde, mas para esse tanto de provas - foi minha décima queda n'água foi ótimo". Agora, férias, certo? Errado! "Vou focar no Open e depois, começar minha vida nos Estados Unidos". Sim, enquanto a maioria dos júniores para aqui, Sumida vai a Porto Alegre para sua última jornada antes de Louisville.

E, com tudo isso, o Corinthians foi tetra com a festa de uma torcida animada, e colecionando 2634 pontos. O Pinheiros veio logo atrás - mesmo tendo mais vitórias - com 2223 pontos e o animado Minas, 2037. A maioria da geração 1999/2001 para agora, mas a natação não. A caravana das águas se divide entre Porto Alegre, com o CAMPEONATO BRASILEIRO JUVENIL DE VERÃO - TROFÉU CARLOS CAMPOS SOBRINHO e o MUNDIAL DE PISCINA CURTA na China. Esperemos que com ótimo nível e que o calendário também ajude.

(direto do Corinthians - informações da CBDA e Best Swimming - fotos deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário