segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

MUNDIAL DE PISCINA CURTA: Esse é o momento! (atualizado)



E o último grande evento de 2018 na natação mundial está perto de começar. Pela décima quarta vez, o MUNDIAL DE NATAÇÃO EM PISCINA CURTA, que, desde 2000, acontece em anos pares para não coincidir com o MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS, reunirá os melhores nadadores do mundo - na verdade, quase todos. É a terceira vez na China - a primeira em Hangzhou, capital da província de Zhejiang, perto de Xangai.

Serão 957 atletas, com a maior representação sendo do "time da casa", com 42 atletas. Sun Yang, natural de Hangzhou e grande garoto-propaganda do evento, vai participar, mas só nos revezamentos. Isso não tira, porém, o poderio chinês, visto que temos nomes fortes como Yuanhui Fu, campeã mundial de piscina longa em 2015 e vice em 2017, a ex-recordista mundial dos 400 metros medley Ye Shiwen, Jianjiahe Wang, a nova estrela das provas de fundo e o novo recordista mundial dos 100 metros costas na curta, Jiayu Xu, por exemplo.

O time mais forte, entretanto, é a Rússia. Comprovadamente a nova potência da natação mundial (visto os JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE), só Yuliya Efimova não virá, mas Vlad Morozov será seu maior nome, sempre favorito para as provas livres, ao lado de Kliment Kolesnikov, que dizem ser o maior nome da próxima década. Sempre também favorita, a esquadra norte-americana tem Caeleb Dressel, recordista mundial em jardas, e Michael Andrew, que nadará cinco provas, na linha de frente. Austrália, Itália e Japão, completos, também podem surpreender. Sem esquecer os sempre favoritos Katinka Hosszu (HUN) - que vai nadar oito provas, Ben Proud (GBR), Mehdy Metella (FRA), Ruta Meilutyte (LTU), Alia Atkinson (JAM), Cameron van der Burgh (AFS), Chad le Clos (AFS), Ranomi Kromowidjojo (HOL) e Femke Heemskerk (HOL). Aqui, o balizamento completo.

Mas e o nosso time? Bem, o Brasil, de certeza, não deve repetir a épica campanha de 2014, quando fomos campeões mundiais, mas medalhas devem sair. Duas medalhas são certeiras, qualquer cor serve: Nicholas dos Santos (Unisanta), nos 50 borboleta, onde é recordista mundial, e Etiene Medeiros (SESI), que quer o tri nos 50 costas. Outro nome que pode surpreender é Caio Pumputis (Pinheiros/Georgia Tech), que tem o segundo tempo do balizamento dos 200 medley, mas também é top-8 nos 200 peito e 100 medley. Outro nome que pode pegar pódio é Guilherme Guido (Pinheiros), líder nos 50 costas, terceiro nos 100.

Entretanto, a prioridade maior são os revezamentos. Estamos inscritos em todos (talvez declinando de alguns), mas a expectativa é pelo 4 x 100 livre, com Cesar Cielo (Pinheiros) - talvez fazendo sua derradeira competição, Marcelo Chierighini (Pinheiros), Matheus Santana (Pinheiros) e Breno Correia (Pinheiros). É difícil competir com a força russa, mas estamos em pé de igualdade com Estados Unidos, Itália e Austrália. Medalha? Difícil, mas para quem venceu o 4 x 100 livre masculino no Pan Pacífico...

Eis a programação do primeiro dia:
400 metros nado livre masculino
200 metros nado livre feminino
200 metros borboleta masculino
50 metros peito feminino
100 metros costas masculino
400 metros medley feminino
100 metros peito masculino
100 metros costas feminino
200 metros medley masculino
Revezamento 4×100 metros nado livre feminino
Revezamento 4×100 metros nado livre masculino

As eliminatórias serão, pelos horários brasileiros, às 23:30 desta segunda (22:30 Nordeste) e às 09:00 de terça (08:00 Nordeste), já na terça chinesa. Mais que torcer, vamos bater todos os tambores pelo nosso time...

(informações da CBDA, Best Swimming e Yes Swim - foto de Satiro Sodré/SSPress/CBDA - atualizado às 15:00 de Brasília)

Nenhum comentário:

Postar um comentário