segunda-feira, 14 de maio de 2018

GIRO GERAL: Um fim de semana de emoções por São Paulo


Nação, é hora de mais um GIRO GERAL, resumindo o que se passou pelas piscinas do mundo neste fim de semana, hoje destacando um fim de semana cheio no estado de São Paulo, com uma estreante no Finkel e uma futura estrela arrasando no interior. Vamos ver:

PRAZER, MEU NOME É ANNA BEATRIZ
Pois bem, começamos em Santos, onde houve mais um TORNEIO REGIONAL MIRIM A JUVENIL, na piscina da Unisanta. O grande destaque foi Anna Beatriz Machado (Praia Grande - da foto acima). Aos 12 anos, ela conseguiu índice para sua primeira competição nacional absoluta, ao ter feito 18:38.65 nos 1500 livre, o que a credencia a disputar o TROFÉU JOSÉ FINKEL, em Agosto, em Guaratinguetá - o índice em piscina longa era 18:50 exatos. Mesmo sendo os tempos em piscina longa já necessários para a disputa na piscina curta do Itaguará, fizemos a conversão de 50 para 25 pelo SwimSwam e o tempo era já suficiente: 18:14.65 - o índice em piscina curta é 18:24.50. Anna ainda ganhou os 800 livre com também tempo melhor que o credenciado: 9:48.60. 
Ela está na categoria Infantil I, após ter tido um 2017 maravilhoso, inclusive quebrando um recorde da lendária Poliana Okimoto no Paulista Petiz - nos 400 livre, com 4:41.30. Agora ela vai debutar em Brasileiros Absolutos na mesmíssima piscina onde fez história naquele certame. Ela, antes, disputará, na piscina do Internacional, na Ponta da Praia, o BRASILEIRO INFANTIL DE INVERNO - TROFÉU RUBEN DINARD DE ARAÚJO. Os demais resultados deste Regional você confere aqui.

NO PINHEIROS, DESFALQUES, MAS GRANDE PRESENÇA
Enquanto isso, na Capital dos Paulistas, mais um TORNEIO REGIONAL JUVENIL A SÊNIOR agitou o Pinheiros. Mas quem esperava grande presença da elite azulnegra se decepcionou, visto que atletas como Cesar Cielo, Larissa Martins Oliveira, Manuella Lyrio, Marcelo Chierighini e João Luiz Gomes Júnior, por exemplo, estavam treinando no Centro Paralímpico, na Imigrantes. Mas o Corinthians e o SESI mandaram grande parte de sua elite, para compensar.
Alguns destaques: Ítalo Manzine (Unisanta), nos 50 livre, fez um bom 23.14 para os padrões. Raphael Rodrigues (SESI) faturou os 100 peito com tempo pouco pior que o de credenciamento: 1:03.67. E Daynara de Paula (SESI), como esperado, venceu os 100 borboleta, com 1:02.64. E os demais resultados estão.

MURILO, O POLIVALENTE
Murilo Sartori (Americana), como sabemos, é um dos grandes nomes da nova geração das águas. E continua competindo muito visando os JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE de Buenos Aires, em Outubro. Já neste fim de semana, ele tomou parte na segunda perna do TROFÉU THIAGO PEREIRA, na sua Americana. 24 agremiações da região lá estiveram para tentar uma vaga na Superfinal de Setembro, no Centro Paralímpico, e Murilo ganhou as quatro provas da qual tomou parte, todas, claro, de 50:
Costas – 26.57
Peito – 31.46
Borboleta – 25.85
Livre – 24.04
A competição também reuniu atletas, além de convencionais, paralímpicos e down e lotou a piscina do centro cívico de Americana. Demais informações estão nesta matéria do Best Swimming.

BRASILEIRO INFANTIL COM MUDANÇAS
Tinhamos falado lá atrás do BRASILEIRO INFANTIL DE INVERNO - TROFÉU RUBEN DINARD DE ARAÚJO que ocorre em pouco mais de duas semanas, na Ponta da Praia, em Santos. O evento, que não acontecia desde 2015, voltou com carga máxima: nada menos do que 636 atletas, acredita-se que o maior número da história. Com tudo isso, e tentando evitar ao máximo a bagunça nos horários, a CBDA tomou medidas drásticas.
Uma delas: o aquecimento foi reduzido de uma hora e meia para uma hora, e, consequentemente, as etapas começarão mais cedo. Os 800 livre feminino também saíram da primeira etapa (quarta) e foram para a terceira (sexta), com séries fracas pela manhã (depois dos 200 medley) e série forte já à noite (antes dos revs). Confira aqui o boletim e aqui e aqui, os horários modificados.
Saberemos, dia 23, se tais mudanças resultarão. Faremos uma grande cobertura, com presença in loco no último dia.

(informações do Best Swimming, Unisanta e CBDA - foto deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário