domingo, 31 de março de 2019

NCAA: Despedida digna!


Uma despedida digna de um All-American. Foi com uma prata nos 200 borboleta que Vinícius Lanza (Minas) se despediu da NCAA no Campeonato Americano terminado neste domingo. Ele só foi superado pelo favorito e também sênior Andreas Vazaios (North Carolina), que busca defender a Grécia no MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS da Coreia, assim como Lanza quer estrear em Mundiais com as nossas cores. O helênico fez 1:38.57 para ser bi, enquanto Lanza, que chegou a liderar e cair para terceiro, terminou com 1:39.63 (seu PB era 1:39.28). Completou o pódio, chegando cinco centésimos depois, Zheng Quah (California), que também liderara.

Com isso, o Pescador encerra como All-American (finalista da NCAA) e tendo feitos exaltados pelos Hooziers, em rede social, como três vezes campeão (duas vezes de 4×100 medley e uma de 100 borboleta), 21 vezes finalista, 17 vezes campeão da Conferência Big Ten e três vezes o melhor nadador, o que nunca acontecera antes. Ele, lembremos, foi o primeiro campeão por Indiana nas 100 jardas borboleta, desde o famoso Mark Spitz, em 1972.

Outro que segue o caminho das glórias é Caio Pumputis (Pinheiros/Georgia Tech). Praticamente levando os Yellow Jackets nos ombros, alheio à disputa entre Andrew Seliskar (California), Max McHugh (Minnesota) e Ian Finnerty (Indiana) - vencida pelo sueco com 1:48.70, conseguiu, agora sim, bater e manter o RB em jardas com um bom quarto lugar e o tempo de 1:50.79 - o recorde anterior, do próprio, é de 1:52.38 na Conference. Ao contrário de Lanza, Pumputis ainda tem dois anos para mostrar ao que vem.

Outro brasileiro que comemorou foi Luiz Gustavo Borges (Pinheiros/Michigan) que, em que pese o décimo sexto lugar dos Wolverines, bateu um recorde do próprio pai, o imortal Gustavo Borges. O pai tinha 42.53 de um título na NCAA, já o filho abriu o revezamento e cravou 42.21 na eliminatória e 42.42 na final. Ambos tempos mais rápidos que o prata olímpico. Ele não participou da prova individual vencida por Dean Farris (Harvard, 40.80), mas pode ter muito o que mostrar por também ser sophomore. Aqui estão os demais resultados.

E, no fim das contas, vitória confirmada dos Golden Bears, tirando o tetra do Texas, por 560 a 475. O Indiana, com a força brasileira, foi o terceiro posto, melhor posição em 40 anos, com 385,5. Um fim sensacional para uma inesquecível e grandiosa jornada!

(informações da SwimSwam e Best Swimming - foto de Jack Spitser/SwimSwam)

Nenhum comentário:

Postar um comentário