sexta-feira, 29 de março de 2019

NCAA: Lanza vence e chuta jejum brasileiro!


Acabou o jejum! Cinco anos depois das vitórias de João de Lucca (Minas/Louisville) nas 100 e 200 jardas livre, Vinicius Lanza (Minas/Indiana) confirma todos os favoritismos e fatura as 100 borboleta, inclusive, com recorde brasileiro em jardas! Esta foi, também, a primeira vitória de um brasileiro nesta prova e de um Hoosier desde Mark Spitz (ele mesmo) em 1972.

Após uma batalha contra Coleman Stewart (NC State), que liderou a maior parte da segunda metade da prova, o Pescador juntou todas suas forças para um final impressionante, fazendo 44.37 (sétimo tempo da história), e vencendo Stewart por 9 centésimos. Um final digno de um favorito absoluto, para coroar uma jornada impressionante com Ray Looze, e que lhe dá forças para cravar vaga no MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS da Coreia no TROFÉU BRASIL MARIA LENK de daqui a 17 dias. E ele ainda tem as 200 borboleta no sábado! Quem para esse garoto? 

Outro brasileiro que teve razões para celebração foi Caio Pumputis (Pinheiros/Georgia Tech), que, nas 100 peito, também bateu o recorde nacional em jardas, que era dele. Antes, 51.66. Agora 51.38. Um sexto lugar bom para um sophomore que tem mais dois anos para subir mais e tentar um top-3, quem sabe? Ian Finnerty (também Indiana) venceu de novo, com 49.85, não derrubando seu próprio WR por 14 centésimos.

E se Gabriel Fantoni (Minas/Indiana) não tivesse nadado de maneira cautelosa demais pela manhã, teria sido também sexto lugar nos 100 costas. Foi o décimo, com 44.96, na prova que consagrou Dean Farris (Harvard) com 43.66, 14 centésimos acima do WR de Ryan Murphy, mas novo recorde da piscina. Os demais resultados - inclusive com surpresas - estão aqui.

Amanhã, a Califórnia pode confirmar as previsões e ser novamente campeã, já que lidera com 372 pontos. Mas o Texas tem 329 e Indiana, 277,5. Olho vivo nas provas finais, inclusive os 200 borbo, com Lanza na água!

ATUALIZAÇÃO: Durou poucos minutos o RB em jardas de Pumputis. No East Zone South Sectionals em Christiansburg, na Virgínia, Felipe Lima (Minas/Auburn), mesmo sem polir nem raspar, fez 51.32 e pôs ao chão a marca de Pumputis nos 100 peito. Ele está treinando para o TBML, onde é um dos favoritos.

(informações do SwimSwam, Best Swimming e Yes Swim - foto de Jack Spitser/SwimSwam)

Nenhum comentário:

Postar um comentário