terça-feira, 23 de abril de 2019

FAP e medalhistas olímpicos apresentam pódio inteligente


A evolução da natação mundial passava por piscinas, cronometragens e medalhas. Faltava algo essencial: o pódio. E foi pensando nisso que a inovadora Federação Aquática Paulista (FAP) lançou hoje, em cerimônia para imprensa e convidados na piscina do Pinheiros, o Pódio Inteligente, ou Pódio Mais Justo. Este site foi lá para conferir

O pódio em questão é diferenciado. Para vocês terem uma ideia, de acordo com o tempo, as posições do segundo e do terceiro colocado se mexem, tendo a altura condizente da diferença com a do campeão. A criação, revolucionária, é uma parceria da FAP com a agência Young&Rubicam e desenvolvido pela empresa Focos Cenografia&Arte.

A cerimônia teve a apresentação de Alexandre Pussieldi e a presença estelar de Manoel dos Santos, ex-recordista mundial dos 100 livre e bronze em tal prova em Roma 1960; Ricardo Prado, prata em 1984 nos 400 medley atrás apenas de Alex Baumann (CAN); Gustavo Borges, maior medalhista olímpico da natação; e Poliana Okimoto, primeira nadadora medalhista olímpica do país. Os quatro simularam seus pódios e receberam a medalha de mérito da FAP, além da Speedo, patrocinadora da FAP, na pessoa do Sr. Raul Hacker, Roberto Jalonetsky e o gerente de marketing esportivo, Igor de Souza, pelos anos de parceria com a entidade.


Os quatro parabenizaram a FAP pela grande ideia. "É mais justo para todos os nadadores, principalmente os da base, que vão saber dos seus resultados e melhorar", disse Poliana. Manoel comparou sua época e a atual: "na minha época, a piscina é fria, e graças à minha prova, a cronometragem mudou. Fiquei chateado com o terceiro lugar em Roma, mas com o passar do tempo vi que foi uma honra. Aliás, minha medalha é mais bonita por ter os louros". Ele, claro, foi muito aplaudido.

Este repórter perguntou a Ricardo Prado sobre o comportamento da imprensa, que, em 1984, se decepcionou - mas sem motivos para isso - com a prata dele em Los Angeles, visto o hype com o recorde mundial batido em Guayaquil, mas já superado por Baumann antes dos jogos: "realmente a imprensa merecia mudar a mentalidade, diante de tudo. Esperamos que haja mais reconhecimento com o passar dos anos, como aconteceu comigo". Ele ainda elogiou os eventos da FAP: "são já um espetáculo, e, com este pódio, devem melhorar mais".

Este pódio vai estrear já no Kim Mollo de Mococa, entre 10 e 12 de maio. E os santistas terão a oportunidade de apreciá-lo, porque o PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE INVERNO - XX TROFÉU SALVADOR GRANIERI SOBRINHO vai acontecer no Rebouças, na Ponta da Praia. Claro, com transmissão do site!

(direto do Pinheiros - informações adicionais da FAP - fotos de Liliane Yoshino/FAP e deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário