segunda-feira, 29 de abril de 2019

GIRO GERAL: Já tem gente a caminho de Tóquio

 

Depois de uns dias de descanso merecido pela cobertura intensa do TROFÉU BRASIL MARIA LENK, voltamos a girar pelo planeta água para trazer o que houve de mais importante nos últimos dias no esporte aquático. É hora de mais um GIRO GERAL, destacando a estreia da CHAMPIONS SWIM SERIES e a primeira argentina a garantir vaga aos JOGOS OLÍMPICOS TÓQUIO 2020.

¡BIENVENIDA A TOKIO, DELFINA!
E a Argentina já tem a sua primeira representante nos Jogos de Tóquio. Logo a sua maior nadadora da atualidade, Delfina Pignatiello. Delfi, que brilhou no TBML do Rio, garantiu sua vaga após vencer os 1500 livre no Campeonato Argentino, com 16:13.98, abaixo do índice que era 16:32.04. Um detalhe: ela fizera 16:15.20 no Parque Aquático Maria Lenk, mas o certame brasileiro não foi classificatório aos Jogos.
A competição contou com a participação dos corintianos Brandonn Pierry Almeida e Gabriela Mello. E foi Brandonn o mais eficiente, vencendo os 200 medley com 2:04.88, 200 costas, 2:02.97 e 400 medley, 4:24.97. Ele ainda foi segundo nos 400 livre, 3:56.81 e nos 200 peito, 2:20.38, e quinto nos 800 livre, 8:16.53.

CHAMPIONS SWIM SERIES COMEÇA
Um show com provas de natação, e só os melhores do mundo, prometeu e cumpriu a FINA ao apresentar a Champions Swim Series. E a primeira etapa em Guangzhou, na China, mostrou como será este show: música, luzes, efeitos e os quatro melhores em suas provas.
Para o Brasil, bom começo, já que Nicholas dos Santos (Unisanta) venceu os 50 borboleta com 23.01, derrotando Michael Andrew (EUA, 23.27), Andrii Govorov (UCR, 23.28) e o campeão mundial Ben Proud (GBR, 23.34); e, depois, dobradinha nos 50 peito, com Felipe Lima (Pinheiros/Auburn) derrotando João Luiz Gomes Júnior (Pinheiros) por dois centésimos, 26.68 a 26.70.
Os demais resultados aqui estão, mas dou um spoiler: os chineses arrebentaram.

CIELO A CAMINHO DE ITAJAÍ
E César Cielo já tem equipe para 2019, após flertar com a aposentadoria. Após se desligar do Pinheiros, ELE, que ainda treina no Centro Olímpico do Ibirapuera, acertou com o Nadar Itajaí, que vem a ser a Associação de Nadadores da cidade, que recebe apoio da Secretaria da Promoção da Cidadania e Fundação Municipal de Esporte e Lazer da cidade.
"O Cielo acompanha a gente desde o início do ano passado, quando ele inaugurou nosso segundo núcleo, de lá pra cá estávamos conversando sobre a possibilidade. Ele é uma pessoa fantástica, que acredita muito na parte da iniciação social, ele gosta muito disso, da ideia da 'Nova Natação', a ideia é renovar. Ela ajuda a fomentar essa energia positiva para o desenvolvimento do projeto", contou Leandro Peixoto, coordenador de tal projeto, à Swim Channel.
Há a expectativa de Cielo defender a Nadar já pelo Sul-Brasileiro, em Palhoça, e participar do Troféu José Finkel, em Bauru ou Curitiba (se acontecer), em Setembro. A Nadar, inclusive, esteve no TBML, sendo quinta colocada no 4 x 100 livre masculino.

ELA MERECE!
Findando, falemos de Giseli Caetano Pereira, que até hoje mantém-se como a nadadora que até hoje mais Brasileiros Absolutos fez, e que agora será homenageada ao dar nome ao PAULISTA MASTER DE INVERNO, que vai rolar no Rebouças, na Ponta da Praia, em Santos.
Deixo com vocês, nas suas palavras, os motivos pelas quais ela merece essa homenagem...


(informações da Best Swimming, Yes Swim, FAP e Swim Channel - fotos da DeporTV e do Instagram da FAP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário