sexta-feira, 21 de junho de 2019

SETTE COLLI: Jhennifer bate RS e Fratus bate Manaudou


Começou forte o SETTE COLLI, em Roma, último torneio do giro europeu antes do MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS da Coreia, com grandes resultados, retornos, recordes e medalhas para o Brasil. Entretanto, o melhor resultado nosso no primeiro dia não foi de medalha, porém merece todas as homenagens: Jhennifer Alves da Conceição (Pinheiros), nova recordista sul-americana dos 100 peito!

Faltaram, é verdade, 22 centésimos para que a friburguense conseguisse a medalha de bronze, que ficou com Lisa Mamie (SUI, 1:07.42). Mas a prova da brasileira merece ser exaltada: ela chegou a liderar na primeira piscina (31.33), mas se cansou e foi alcançada no final por Mamie, mas o tempo de 1:07.64 foi o suficiente para apagar dos balizamentos o 1:07.67 que Tatiane Sakemi (então no Pinheiros) fizera no TROFÉU BRASIL MARIA LENK de dez anos atrás. Era tudo o que Jhenni precisava: uma excelente perspectiva no rumo para os JOGOS PAN-AMERICANOS de Lima. A vitória coube a Jessica Vall Montero (ESP), com 1:06.67.

Na prova masculina, vitória, adivinhem, de Adam Peaty (GBR), com 58.72, mantendo seu rumo aos 56 no Mundial. João Luiz Gomes Júnior (Pinheiros) foi bronze, com 59.61, juntamente com Caba Siladji (SRB). Felipe Lima (Pinheiros) até que foi bem na primeira piscina, sendo o segundo, mas não teve uma volta tão boa e foi só o sexto, com um minuto exato.

A prova mais esperada do dia foram os 50 livre, principalmente pelo retorno de Florent Manaudou (FRA). Após anos afastado - chegando até a jogar handebol - ele voltou às piscinas para recuperar o que era seu, objetivando o segundo ouro na prova mais rápida da natação. Mas a fase de Bruno Fratus (Minas) está excelente e o macaense-potiguar superou o francês por trinta centésimos: 21.42 a 21.72. Pena Manaudou ter chegado tarde no rumo do Mundial, porque seria uma disputa sadia entre os dois recordistas de 21.

Outro ouro nesta sexta foi o de Etiene Medeiros (SESI) na prova da qual é campeã mundial, os 50 costas. A bem da verdade, ela bateu em segundo, perdendo, por um centésimo (21.74), para a holandesa Kira Toussaint. Entretanto, Kira emergiu depois de superada a linha dos 15 centésimos, o que, pelas regras da FINA, é terminantemente proibido. Logo, desclassificação e vitória da pernambucana, que não tem vivido uma boa fase, mas quer o bicampeonato na Coreia. Ela ainda foi a quinta colocada nos 50 livre com 25.20, em prova vencida pela campeã olímpica Pernille Blume (DIN), com 24.09.

A se destacar também o belíssimo 24.39 de Michael Andrew (EUA) nos 50 costas e os 15:48.84 de Simona Quadarella (ITA) nos 1500 livre, ambos recordes de campeonato. Os demais resultados aqui estão. O evento se complementa neste sábado, com a expectativa de bons tempos.

(informações do Best Swimming e Swim Channel - foto de Tiago Moreno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário