sábado, 6 de março de 2021

ADEUS: Márcio Latuf deixa o Santa após 34 anos


E uma era chegou ao fim em Santos. Depois de 34 anos, Márcio Latuf, na manhã deste sábado, teve confirmada sua saída da Unisanta, de onde ele era o head coach desde 1987, vindo do Pinheiros. Com isso, encerra uma passagem onde ele transformou o Santa Cecília de um time universitário a uma das maiores potências da natação brasileira.

Márcio Antônio Latuf nasceu em Ribeirão Preto, em 8 de Junho de 1956, e começou a nadar na Recreativa local, de onde saiu em 1972. De lá, foi para a Hebraica, mas resolveu trocar as piscinas pela Faculdade de Administração da UNAERP. Casualmente, começou como treinador também na Recreativa, Botucatuense, Pinheiros e, como antes dito, em 1987 chegou à Unisanta. 

O objetivo dele era levar o Santa ao topo da natação brasileira, e, com um trabalho duro dele e sua equipe, conseguiu. Nos últimos 15 anos, o time santista ficou no Top-5 da natação brasileira, revelando talentos como Hugo Duppré, Lúcia Rosiane dos Santos - e depois o seu filho, Lucas Santos, Gabrielle e Danielle Roncatto, Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha, Matheus Santana, Catarina Ganzeli, Victor Colonese, Larissa Cieslak e André Calvelo, entre outros que passaram pelas suas mãos mágicas.

Os títulos que Latuf conseguiu como treinador são inumeráveis, mas destacam-se os títulos Brasileiros na Categoria Juvenil e Júnior, inumeráveis Paulistas (principalmente na primeira década do Século XXI), 2 Olimpíadas, 3 Pan-Americanos, 10 Mundiais, título Mundial em Maratonas Aquáticas, e medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude e no último Panamericano nos 10KM masculino.

Tudo isso chegou ao fim na manhã deste sábado, quando Latuf teve anunciado o fim de sua passagem pela Unisanta, para novos desafios - a princípio, uma assessoria para novos talentos. "Espero que meus companheiros que ficaram consigam trabalhar em paz e ter o mesmo apoio que tínhamos anos atrás.", disse o agora ex-técnico da Unisanta.

Não é preciso dizer que somos gratos a Márcio Latuf por tudo que ele fez no Santa e desejamos toda sorte do mundo nas novas jornadas. Encerro com as palavras do Campeão Mundial de natação para surdos Guilherme Maia, outro que Latuf treinou: "Aquele que dá mais do que sua obrigação, que mantêm a porta aberta, sem olhar a quem entra. Que em sua humilde sabedoria recebe qualquer um, com dádivas do que tem de melhor, de caráter integro, ético, extremamente respeitoso e profissional, assim é sua descrição, nobre TREINADOR!"

(informações da assessoria da Unisanta e foto deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário