terça-feira, 8 de março de 2022

TROFÉU BRASIL: como vai ser nossa seletiva para Budapeste?


           


Agora não tem mais volta: começa a grande cobertura do FamilAquatica para o TROFÉU BRASIL 2022, o maior evento aquático do Brasil neste ano, cujo lema que usaremos para nossa jornada é: "o grande reencontro". Claro, porque este, querendo Deus, será o primeiro evento em uma retomada segura no que esperamos ser o fim da pandemia de Covid-19. De 4 a 9 de Abril, estaremos novamente no Parque Aquático Maria Lenk, vendo as feras das águas a lutar por uma vaga no MUNDIAL DE BUDAPESTE.

Mas não é só isso: o TB será também a única seletiva para o MUNDIAL JÚNIOR (que não será mais em Kazan), para os JOGOS SUL-AMERICANOS de Assunción (PAR) e para as Universíades de Changdu (CHN), como informa o regulamento, que saiu no fim de fevereiro último. De igual forma, saíram os critérios de classificação para o Mundial antes dito, que aqui resumiremos.

Para começar, vamos apresentar os índices A das provas olímpicas, objetivos dos nadadores:


Já estão classificados para o Mundial os finalistas olímpicos Bruno Fratus (Minas/Florida) nos 50 livre, Fernando Scheffer (Minas), nos 200 livre, Guilherme Cachorrão Costa (Unisanta) nos 800 livre e Leonardo de Deus (Unisanta), nos 200 borboleta, e bem assim os revezamentos 4 x 100 e 4 x 200 livre masculinos. Por isso, os quatro primeiros colocados nos 100 e 200 livre (ou até cinco, dependendo da CBDA) já carimbam passaporte para o Mundial.

Já o 4 x 100 livre medley masculino, por ter sido desclassificado nos JOGOS OLÍMPÍCOS TÓQUIO 2020+1, terá de nadar abaixo de 3:34.02, tempo este somado pelos quatro primeiros colocados nos 100 costas, peito, borboleta e livre, com uma subtração de 1,5 segundos para compensar a saída lançada.

Já nossos revezamentos femininos e 4 x 100 medley misto terão por base o 9º tempo do Mundial de Guangju, na soma dos tempos das provas individuais, com subtração de 1,5 segundos, quais sejam:


Nas provas de 50 estilos, a base será o sexto tempo do ranking de 2019, abaixo apresentado para cada prova:


Já as mulheres, se tal tempo não for conseguido, elas conseguirão vaga logrando 0,5% do índice A de qualquer prova olímpica, contanto que tendo vencido tal prova. Senão vejamos:


Em caso de empate entre dois ou mais atletas, o desempate e, por conseguinte, a vaga, será feito pelo melhor tempo obtido nas eliminatórias e persistindo, haverá um swim off.

Outra grande novidade é que teremos uma Final C - junto à B - após as provas de final A e, a exemplo das competições norte-americanas, será exclusiva para os nadadores que buscam vagas para o Mundial Júnior. Os índices são esses:



Também saiu a programação das tardes, com a final A tendo premiações imediatamente depois das provas e, como foi dito, finais B e C logo depois, com exceção do último dia, sábado, quando as finais B e C serão antes. Os horários, claro, estão sujeitos a mudanças.

Sendo assim, que comecem os preparativos para o grande evento do ano!

(informações da CBDA, do Swim Channel e do Best Swimming)

Nenhum comentário:

Postar um comentário