domingo, 1 de março de 2015

NCAA: O olhar da atleta (com Cecília Zuppo Zaccarelli)


A natação universitária nos Estados Unidos é levada a sério. Como em todos os esportes americanos, tudo é dividido em conferências, e as universidades se enfrentam para disputar o Championship, neste ano em Greensboro. Hoje trazemos o depoimento da nossa amiga e sócia Cecília Zuppo Zaccarelli (Pinheiros/SDSU), que chegou a disputar finais e melhorar seus tempos na sua conferência, na Palo Alto College, em San Antonio, no Texas. Ela conta o quão diferentes são as provas de conferência, como as suas companheiras se preparam e que teve até surpresa famíliar. Cicinha, a palavra é sua!

Assim como no Brasil temos o Maria Lenk, os brasileiros de categoria, Open e Finkel, nos Estados Unidos temos as conferências, É a competição mais importante da temporada para as faculdades. Todo o trabalhado inciado em agosto é voltado para esta competição, que acontece entre fevereiro e março. Cada conferência tem por volta de 10 faculdades, e cada time pode ter mais ou menos 20 atletas que pontuam.
A temporada de 2014-2015 foi a minha primeira como atleta universitária. Foi uma experiência indescritível. Pra começar, aprendi muito sobre o conceito de time aqui. Muita gente acha que por ser um esporte individual, natação não tem trabalho em equipe. Eu sempre soube que isso não era verdade, mais aqui nos Estados Unidos isso é muito mais nítido. É impressionante o espírito de equipe que eles tem aqui, e eu pude perceber o quanto isso reflete nas piscinas. Faço parte de uma equipe composta por 27 meninas. Muitos devem pensar: nossa, imagina como conviver a maior parte do seu dia com mais 26 meninas, deve ser a pior coisa do mundo! E era mais ou menos como eu pensava antes de vir pra cá..achei que seria difícil! Mais meu conceito mudou totalmente. O jeito que todas se ajudam, caminham juntas, e estão sempre ali, dispostas a estender a mão para QUALQUER outra menina do time é indescritível. Isso é demais, pois cria uma força pro time como um todo; você pode tá no seu pior dia no treino, cansada, pensando em desistir, mais aí você olha pro lado e ve que sua companheira tá ali, sofrendo do mesmo jeito que você, e ela olha pra você e fala: Vamos Ciça, não desiste, força! Não tem como descrever, você sabe que você tá carregando seu time todo nas costas com você, e que nenhuma delas vai deixar você pra trás. Isso é o que motiva a continuar e a querer melhorar!
                                     
O resultado de tudo isso aparece na Conferência.. essa competição tem um ambiente sensacional, um clima muito bom! Uns dois meses antes da competição as meninas ja começavam a comentar o quanto ansiosa elas tavam, e o quanto animada elas tavam pra nadar. Na minha cabeça era meio exagerado; tudo bem que eu sempre fico ansiosa pra competições também, mais do jeito que elas falavam eu achava um pouco demais! Até chegar lá e sentir aquela energia!
O que mais me chamou a atenção foi a torcida. Quando qualquer menina tá ali na borda da piscina pronta pra competir, a equipe inteira tá ali, na arquibancada, torcendo e gritando pra você! Muitas vezes tão até ali do seu lado, atrás do bloco falando aquelas últimas palavras de incentivo, coisa que eu achava muito esquisito no começo, porque no Brasil não é permitido. Então quando chega a sua vez, você sobe no bloco, você sente que o seu time todo está nadando junto com você. Até mesmo quando você se aproxima da borda da piscina pra dar a virada, vão ter pelo menos 3 companheiras de equipe ali na borda, agachadas, praticamente dentro da piscina, gritando! Isso dá uma motivação imensa!
Um outro aspecto que me chamou muito a atenção aqui é como as meninas tem atitude, nao importa o que aconteceu ou deixou de acontecer. Claro que tudo tem sua excessão, mais 99% das meninas do meu time fizeram seus melhores tempos da vida ou se superaram em algum aspecto. E não só pelo fato de termos um time muito forte, ou um técnico bom, ou uma equipe boa, mais pelo fato de elas terem atitude na hora da decisão. Por volta de 4 meninas do meu time ficaram doentes na semana anterior da competição, teve um surto de virose e ficaram pelo menos 5 dias sem nadar. Já imaginou, ficar 5 dias sem cair na água uma semana antes da sua competição principal? Eu já comecei a imaginar que já ia ser muito difícil pra gente ganhar, porque essas 4 meninas iam fazer muita diferença. Ou seja, eu já estava contando com o fato de que elas não iam nadar tão bem. Fui surpreendida ao longo da competição. Perguntei um dia como elas estavam se sentindo, e a resposta foi: “Não importa como estou me sentindo, vou subir naquele bloco e fazer o que a gente sabe fazer de melhor e levar esse título pra casa’’. Mais era impossível esconder que elas ainda estavam muito mal, sob medicação forte e debilitadas fisicamente. Mais isso não foi desculpa. A maioria delas ainda fizeram o melhor tempo da vida, ou muito próximo dele. Isso me fez pensar e parar de querer dar desculpas, e agir!
A Conferência é uma competição muito cansativa. São apenas três dias de competição, sendo que tem eliminatória e final, então chega no último dia, você está exausto! Por isso é muito importante seguir todas as orientações de soltura, descanso, recuperação.
Minha experiência, em particular, foi muito satisfatória! Para começar a competição, minha família toda foi me assistir, sendo que meu pai apareceu no Texas de surpresa, enquanto eu achava que ele estava no Brasil. Nadei 3 provas, estabelecendo minhas melhores marcas em duas delas: 200 medley e 100peito. A prova dos 200m peito não encaixou do jeito que eu queria, sempre tive muita dificuldade nessa prova, mais sei que poderia ter nadado muito melhor, mais nadar em jardas é muito diferente e ainda estou em um processo de adaptação em algumas provas. Fiquei muito feliz com meus resultados, e pra completar a minha equipe foi campeã geral da competição. Foi uma disputa muito difícil, que ainda estava indefinida até a última prova do último dia, que foi o revezamento 4x100 livre.
A equipe vencedora ganha um boné e uma camiseta além dos troféus, e um anel que chega alguns meses depois. Esse anel tem grande valor aqui, e todas as equipes buscam.
Agora é só esperar pro ano que vem, e continuar a preparação para melhorar cada vez mais!

(agradecimentos à nossa parceira de imprensa e nadadora Cecília Zuppo Zaccarelli, que é presença confirmada no Maria Lenk do Rio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário