quinta-feira, 13 de agosto de 2015

FINKEL: Vem, Sarah, vem!

Mundial? Virou história! Agora é tempo de começar a preparar corações e mentes para a OLIMPÍADA do Rio de Janeiro, que já rola em pouco menos de um ano. A primeira escala da estrada que leva ao Parque Aquático Olímpico do Rio é a nova piscina do Esporte Clube Pinheiros, no Jardim Europa, na Capital dos Paulistas. Lá, muitos da nata das águas do Brasil vão se encontrar, para a 44ª edição do TROFÉU JOSÉ FINKEL, criado em 1972 no Paraná para honrar o nadador homônimo, falecido em 1970 de câncer, o que interrompeu uma brilhante carreira que redundaria em glórias na natação do Brasil.
Geralmente realizado em piscina curta, neste ano o evento acontece em piscina olímpica, já que neste ano nenhum evento mundial nos 25 metros vai rolar. Além disso, esta competição ainda não valerá vaga para os Jogos Olímpicos, mas é importante porque vale pontos para o Ranking da CBDA, até agora liderado pelo Pinheiros com 185 pontos.
Infelizmente neste ano haverá desfalques de peso, como ELE (Cesar Cielo - Minas), lesionado desde o Mundial de Kazan, Ana Marcela Cunha (SESI) e Allan do Carmo (IDEB), medalhistas no Mundial - ela, a única a lograr ouro para nossas cores em Kazan - que estão treinando para o evento-teste das maratonas aquáticas na Praia de Copacabana; e os nossos representantes no MUNDIAL JÚNIOR de Singapura, como Felipe Ribeiro (Unisanta), Pedro Spajari (Pinheiros), Brandonn Pierry Almeida (Corinthians), Caio Pumputis (Pinheiros), Gabrielle Roncatto (Pinheiros) e Maria Paula Heitmann (Minas), que vão para a aclimatação na Ásia (ah, se a FINA não tivesse mudado a data...).
Mas quem liga para esses detalhes quando uma das grandes estrelas da natação mundial vai marcar presença? Sim, Sarah Sjostrom (SUE) é o maior nome dos locais para esta competição. Ela nadará os 50 e 100 livre e mais os 50 e 100 borboleta, esta última prova da qual é recordista mundial desde Kazan. Inclusive, no primeiro dia da competição, ela soprará 22 velinhas. Que presentão!
Outra "estrangeira" no time azulnegro, e digo entre aspas porque nasceu no Brasil, é Duane da Rocha. que é naturalizada espanhola e defendeu o país em Kazan, sendo semifinalista nos 200 costas. Ela viria para o Troféu Maria Lenk no Fluminense, mas, por problemas na documentação, não tomou parte.
O Minas não trará as holandesas voadoras que estarão na Copa do Mundo da FINA, mas as australianas Taylor McKeown e Leah Neale vão marcar presença no Pinheiros, conterrâneas do head coach Scott Volkers. Elas tentarão ajudar os minastenistas a seguirem a coroa do Finkel, já que o time de BH conta quatro títulos seguidos e corre atrás do penta. Na Unisanta, vem de novo Julia Sebastian (ARG), a melhor peitista da América do Sul, trazendo consigo Andrea Berrino (ARG).
Claro que os medalhistas da natação em Kazan vão comparecer, mesmo não polidos: Nicholas dos Santos (Unisanta), Etiene Medeiros (SESI), Thiago Pereira (Minas/Florida) e Bruno Fratus (Pinheiros/Auburn), além de Joanna Maranhão (Pinheiros), Daynara de Paula (SESI), Marcelo Chierighini (Pinheiros/Auburn), Felipe França (Corinthians), os que brilharam no Pan e no Mundial.
Falando de balizamento, 71 são os nomes que correrão atrás do décimo terceiro certame para o Pinheiros, o time com mais representantes, tendo logo atrás o Corinthians (60), o Minas (47) e a Unisanta (32). Ao todo, virão 377 atletas de 39 clubes, infelizmente de só 10 estados. Aqui conferem a lista completa.
O FamilAquatica vai cobrir, in loco, não todo, mas grande parte deste grande evento, que, só com Sarah vindo, vai bombar! Vem logo, Sarah!

(informações da Best Swimming, Yes Swim e foto da FINA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário