quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O novo rei das 50 jardas livre

Não é mais de Cesar Cielo (Minas/Arizona) o recorde mundial das 50 jardas livre. Nesta quarta, Caeleb Dressel (EUA), da Universidade da Florida, e campeão dos 50 livre no MUNDIAL JÚNIOR de Dubai, em 2013, agora é o novo recordista na metragem, que equivale a 45,72 m (uma jarda é 0,92 cm, aproximadamente). O feito aconteceu duas vezes ontem, durante a Southeastern Conference da NCAA, em Columbia (Missouri).
Primeiro, Caeleb fez 18.39 nas eliminatórias, jogando por terra os 18.47 que ELE fizera quando nadava por Auburn em 2008, o que, além de WR, era recorde americano e da NCAA. Mas ele quis mais, e nadou para 18.23 na final. Os tempos fazem de Caeleb um novo rival para o próprio Cielo, Florent Manaudou (FRA), Bruno Fratus (Pinheiros/Auburn), Kyle Chalmers (AUS), Vlad Morozov (RUS) e o conterrâneo e ídolo Nathan Adrian. E ele ainda ajudou a Florida a vencer o revezamento 4 x 50 livre, com 18.41. Sua universidade é lider na SEC, com 504 pontos, contra 497 de Auburn, que trouxe os brasileiros Arthur Mendes Filho (Corinthians) e Beatriz Travalon (Pinheiros), que se despedem da NCAA depois da jornada.
Revelado pela Bolles School (onde atualmente estuda Manuella Andrade), ele é sophomore (segundo-anista) na Florida, onde, mesmo sob críticas, conseguiu tirar a Universidade da lama em provas de velocidade e, após se recuperar de depressão, conseguiu vencer o Campeonato Americano com o quarto melhor tempo do mundo nos 50 livre, 21.53, e ainda 48.78 nos 100 livre. Tal resultado o deixa forte para a US Olympic Trials de Omaha, onde será definido o time norte-americano que vai para os JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016. Pode ser que a gente ouça falar muito nesse nome ainda, porque ele completará 20 anos durante os Jogos. E vai longe!

(informações da SwimSwam e Best Swimming, com agradecimentos a Manuella Andrade - foto da Bolles School)

Nenhum comentário:

Postar um comentário