domingo, 17 de abril de 2016

TROFÉU MARIA LENK: Bem-vindas, Larissa e Gabi!!



Simplesmente, o que vimos hoje no TROFÉU MARIA LENK 2016, a última seletiva para os JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016, no Parque Aquático Olímpico, surpreendeu até o mais otimista dos fãs da natação. Vimos nada menos que o mais forte revezamento 4 x 200 livre feminino ser formado, e pela primeira vez na história, 1:59 eliminou uma nadadora do revezamento. E com isso, temos duas estreias em Jogos Olímpicos. E tem mais: nos 200 borboleta deles, temos dois tempos entre os quinze do mundo. O que fez esse breve dia ser tão histórico para a natação brasileira.


Após um Open para ser esquecido, Larissa Martins Oliveira (Pinheiros) tirou a bigorna e o piano das costas para fazer uma prova perfeita marcar o primeiro recorde sul-americano desta jornada: 1:57.37. O seu melhor tempo ever e o 18º do mundo, confirmando sua estreia em Olimpíadas após ter ficado fora de Londres 2012 por centésimos. "Vocês não sabem como eu estou feliz. Tive um ano passado triste, mas isso não importa. Agora vou fazer o possível para melhorar", disse a juizforana.
A disputa pela vaga no revezamento foi fortíssima. Rafaela Raurich (Curitibano) virou em segundo a metade da prova com 58.37. Mas Jessica Bruin Cavalheiro (SESI) fez uma piscina melhor na volta e chegou em segundo com 1:59.05, ficando a 9 décimos do índice individual, mas garantindo a terceira vaga.
A Iron Baby Gabi Roncatto (Unisanta) fez 150 conservadores, chegando a estar atrás de Maria Paula Heitmann (Minas) e Raurich, mas a sua última piscina foi inabalável: 29.49. Resultado: quarta vaga do revezamento e a estreia da santista em Jogos Olímpicos, confirmando a realização de um sonho que ela tinha desde que foi apresentada ao grande público como a petiz que venceu infantis no Brasileiro Infantil de Verão de Fortaleza, em 2010. "Foi, com certeza uma das provas mais difíceis da minha vida, um nível forte. Mas fiquei feliz. Estou sem palavras. É a realização de um sonho por tudo que eu treinei. E agradeço a todos do Santa. Vou treinar para voltar aqui em Agosto", comemorou. Quem sobrou mesmo foi Heitmann, que apesar do 1:59.95, não vai à Olimpíada. Pena. Ah, na final B, Manuella Lyrio (Pinheiros) começou bem, mas se cansou no final e fez 1:58.62, abaixo do índice, para confirmar sua volta ao Parque Aquático Olímpico em Agosto.
Nos 200 borboleta deles, um sim à uma nova geração e aos veteranos. Leonardo de Deus (Corinthians) confirmou a excelente fase que vive com o quinto tempo do mundo neste ano: 1:55.54, com a melhor volta. "Agradeço a todos pela torcida e ao meu técnico Carlos Matheus, com quem trabalho há três anos e deu resultados", disse. Kaio Márcio (Minas), que tinha chegado a se aposentar em 2012 e pensava até a ser candidato a deputado federal, teve um retorno espetacular e garantiu sua quarta Olimpíada, com 1:56.21, juntando-se a Gustavo Borges, Fernando Scherer e Joanna Maranhão (Pinheiros). E a geração Budapeste começa a ganhar forças; Vinícius Lanza (Minas/Indiana) fez seu melhor tempo ever, 1:57.44, chegando Luiz Altamir (Flamengo) trinta centésimos depois. Já Matheus Gonche (Fluminense) fez um grande show na Final B, e seu tempaço de 1:59.46 foi o quinto melhor geral. Há esperança pra nova geração.
Nos 200 medley, Joanna Maranhão não fez uma prova, mas manteve-se na média para vencer com 2:14.37. Não abaixo do índice, mas confirmada na Olimpíada pelo Open. Barbara Zavadova (CZE) e Virginia Bardach (ARG) ameaçaram, mas não a venceram. A tcheca fez 2:15.01 e a Argentina, 2:15.13. Nathalia Almeida (Flamengo) chegou perto do índice, mas fez seu melhor tempo ever, com 2:15.24 e acende-se o sonho de Budapeste. Após a vaga garantida, Roncatto fez uma prova empolgada e o terceiro lugar nacional, com 2:15.81.


Metade do Lenk encerrada, dispara o Pinheiros com 938 pontos, com o Corinthians em segundo, com 395 e o Minas já ameaçando encostar, com 338. O SESI está em quarto com 301 e a Unisanta vai bem, com 238. A expectativa maior de amanhã é a estreia de Cesar Cielo (Minas/Arizona) nos 100 livre, tentando sua redenção. Mas também temos os 200 borboleta delas e 200 peito deles. A emoção continua!

(informações da CBDA, Yes Swim, Best Swimming, Terra, A Tribuna e Surto Olímpico - fotos de Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário