quinta-feira, 9 de junho de 2016

Ana Marcela lança seu instituto no Dia dos Oceanos

Nesta quarta, 8 de Junho, foi celebrado o Dia Mundial dos Oceanos porque um acordo para salvar os mares foi ratificado na Rio 1992 exatamente nesta data. E que melhor jeito para Ana Marcela Cunha (Unisanta) comemorar do que lançando seu instituto? O Instituto Ana Marcela foi lançado ontem em cerimônia no Consistório do Santa Cecília, no Boqueirão, em Santos, e o ato contou também com a presença do Pró-Reitor Administrativo Marcelo Teixeira, do treinador Márcio Latuf, da diretora de natação Rosa do Carmo José e dos pais da atleta, George e Patrícia.
O objetivo do Instituto, que foi idealizado após conversa de Ana com os pais, é de desenvolver um método que será aplicado por meio de convênios com prefeituras, clubes e associações, para atender crianças e adolescentes em idade escolar, que tenham o desejo de encarar o desafio de aprender a nadar. Mais do que isso, foi o pontapé inicial da Metodologia Ana Marcela, que assim a baiana explicou: "Tenho muita preocupação com as pessoas que se afogam por não saberem nadar e também acredito que confiança demais pode gerar acidentes evitáveis. Este método prevê ensinar a respeitar o mar e o meio ambiente, além de aliar a educação ao esporte na formação do cidadão". Patrícia, sua mãe, completou: "A ideia do Instituto é promover saúde e bem-estar, por meio de práticas esportivas e atividades físicas, naturalmente a maratona aquática, mas também poderão ser outras modalidades ao longo do desenvolvimento do projeto".
Segundo George, as primeiras ideias do Instituto serão logo postas em prática: "Vamos organizar, já no segundo semestre, dois eventos que prepararão os circuitos que estamos organizando para 2017. Realizaremos uma prova em mar aberto e um Festival de Maratona Aquática Urbana, que tem como objetivo utilizar as técnicas aplicadas no mar em uma piscina sem raias”. Mais ou menos isso tem feito a Federação Aquática Paulista, com as mini-maratonas indoor.
Em virtude dos bons trabalhos prestados com a natação e a maratona aquática, Marcelo Teixeira foi, e concordamos, o escolhido para ser o patrono do Instituto, como veem na foto. Marcelo se emocionou com a escolha: "Já é uma honra poder acompanhar de perto toda a carreira desta atleta tão brilhante e profissional. Agora, de mãos dadas, também poderemos ampliar o acesso ao esporte e dividir esse sonho. Me arrisco em afirmar que hoje é um divisor de águas para o esporte brasileiro". Na oportunidade, também foi lançada uma campanha para que o dia 23 de Agosto seja consagrado como Dia Nacional da Maratona Aquática. Marcelo justifica: "essa data foi escolhida pela Ana, já que marca o dia em que perdemos a Renata Agondi (em 1988, quando ela tentava atravessar o Canal da Mancha, mas falhas a levaram a perecer) para o esporte que ela tanto amava, e foi uma atitude digna. É com certeza a melhor forma de nunca esquecermos do seu esforço e, principalmente, da importância da prática esportiva com segurança”.
Nós, do FamilAquatica, desejamos toda sorte do mundo a Ana Marcela nesta nova jornada e que nasçam campeões desta nobre ideia!

(informações da Unisanta e foto da E5+ Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário