sábado, 11 de junho de 2016

PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR: Corinthians, campeão do gelo

Está rigorosamente encerrado o 17º CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE INVERNO - TROFÉU SALVADOR GRANIERI SOBRINHO. As condições climáticas e a temperatura baixa da piscina levaram a FAP a tomar esta difícil, mas importante decisão. Segundo comunicado assinado pelo supervisor da competição, professor Maurício de Oliveira, a integridade física dos atletas foi levada em conta e a decisão, entre os técnicos, foi unânime, tendo-se em vista de que, na segunda etapa, mais cedo, o aquecimento começou com seis graus e, na manhã de domingo, a mínima, segundo a AccuWeather, era de três. Além disso, segundo explicação por nós feita por Bruna Primati (SESI), a temperatura da água recomendada pela FINA é de 25 graus. Na etapa de ontem, estava a 28. Se houvesse etapa no domingo, os atletas enfrentariam 20 graus!
Com isso, o Corinthians é, pela segunda vez, campeão do certame, com 1560 pontos. O primeiro título tinha vindo em Piracicaba, há quatro anos atrás, mas em piscina curta. O Pinheiros, sentindo a ausência de muitas de suas grandes estrelas, foi pelo menos o segundo colocado com 671 pontos. O SESI, mesmo sem as Poderosas, mas com Primati e Giovanny Lima inspirados, foi o terceiro colocado com 618 e a Unisanta volta para Santos com a quarta colocação (ou o "título do interior", se assim podemos chamar) e 575 pontos.
Andreas Mickosz falou por todos do Timão ao nosso microfone: "estamos felizes. Apesar das condições climáticas, teve muita gente que conseguiu nadar bem, mas foi mais difícil vir para cá. Agradeço a todos os atletas e torcedores do Corinthians, mesmo de longe. Vai, Timão e vamos para os próximos".
Os premiados individualmente foram os seguintes:

Júnior 1
Heloiza Alves (Corinthians) – 100 peito (1:12.01)
Caio Pumputis (Pinheiros) – 100 peito (1:04.18)

Júnior 2
Carolyne Mazzo (Pinheiros) – 50 peito (32.51)
Iago Amaral (Corinthians) – 100 borboleta (54.34)

Sênior
Natalia de Luccas (Corinthians) – 100 borboleta (1:01.85)
Pedro Cardona (Pinheiros) – 50 peito (28.35)

Eficiência
Júnior 1
Heloiza Alves, 78 pontos
Caio Pumputis, 52 pontos

Júnior 2
Bruna Primati (SESI) – 65 pontos
Giovanny Lima (SESI) – 45 pontos

Sênior
Alessandra Marchioro (Unisanta) – 37 pontos
Fernando Ernesto Santos (Corinthians) – 65 pontos

Naquela que foi a derradeira etapa do certame, pelo menos, houve motivos para se comemorar. Dos 21 RC's registrados, nove vieram nesta etapa. Nos 100 livre, foram dois. Isadora Fraioli (Corinthians) é a nova recordista nos 100 livre Júnior 1 com 58.64, e nos contou como a mudança do Pinheiros fez-lhe bem: "Estou gostando bastante daqui. Vamos para uma fase de treinamento forte e espero nadar bem no Finkel". Já Fernando Ernesto é o novo recordista sênior dos 100 livre, com 50.45. "Mesmo ficado de fora das Olimpíadas, sei que toda competição é uma chance de nadar bem e não é pelas situações adversas como o frio que a gente desiste. Então, caio na água para fazer o meu melhor e hoje deu tudo certo", comemorou. A se destacar também a prova sênior feminina, quando Aline Rodrigues (Pinheiros) superou Alessandra Marchioro, que liderou 99% da prova, no último centésimo da prova, e por dois centésimos: 58.19 a 58.21.
Nos 200 medley, mais uma vez, Carol Mazzo mostrou porque foi a melhor do time azulnegro, batendo o recorde Júnior 2 com 2:23.64, e nos 50 borboleta, a pernambucana Clarissa Maria Rodrigues (SESI) não se intimidou com o frio polar e bateu o novo RC Júnior 1, com 28.32. "Foi uma espécie de treino para mim porque não estou polida. É horrível nadar no frio. A gente tem que se agasalhar o tempo todo, mas prefiro o calor", disse.
Já nos 800 livre, mais uma vez brilhou a estrela de Letícia Maria Rodrigues (Corinthians), que, mesmo tendo seu nome registrado nos próximos balizamentos, não ficou satisfeita com o 9:11.31. "Eu esperava um pouco menos, mas o frio complicou. Agora vou treinar mais". Outro recorde quebrado foi no Júnior 2, por Bruna Primati, com 9:03.99.
Beatriz Lima e Silva (Corinthians) esperava mais que os 1:05.29 que lhe deram o RC dos 100 costas feminino. "Eu tenho 1:04.0 e queria chegar próximo desse tempo, mas com o frio ficou difícil". O recorde final do torneio foi do SESI, no 4 x 50 livre Júnior 1 Masculino, com 1:34.29. Aqui veem os demais resultados.
E assim, abruptamente, encerrou-se um campeonato com bons momentos, mas que, pelo frio e pelas ausências, nos deu saudades daquele épico torneio em Santos no ano passado, onde a temperatura estava boa e muita gente veio, fazendo bons tempos. Que melhor sorte tenham os Juvenis, que semana que vem estarão nesta mesma piscina para seu Campeonato Paulista. Se é que lá vai acontecer, porque a FAP fará amanhã uma reunião extraordinária e não está descartada uma mudança de sede.
A cobertura do FamilAquatica ainda não acabou. Estamos escolhendo as melhores fotos e, ainda nesta semana, vamos coloca-la em nosso novo Flickr. Aguardem.

(informações deste repórter, direto de São Caetano do Sul, da FAP e do Best Swimming - foto deste repórter - agradecimentos a Bruna Primati pela ajuda) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário