terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

PERFIL: Fernanda Carobino



A natação brasileira feminina anda carente de grandes talentos que possam continuar o legado de Etiene Medeiros. Depois que a pernambucana tornou-se campeã mundial na piscina curta, poderia haver uma grande oportunidade para as nadadoras ganharem uma melhor chance. Infelizmente não é isso que vemos. A falta de apoio é um grande empecilho para quem quer realizar o sonho de continuar no alto rendimento. Mas não existe impossível para quem acredita.
Fernanda Carobino é um grande exemplo de atleta determinada que colhe os frutos de um bom trabalho. Nascida em Jaú, mas santista de coração, recentemente ela deixou a Unisanta, time que defendia desde 2009, e também instituição na qual ela formou-se em Produção Multimídia e está cursando Educação Física. Sua vida esportiva virou um documentário, que foi um trabalho de conclusão de curso feito por ela própria. Também pudera: uma produção cinematográfica é pouco para tantos e bons resultados.
Na base, conseguiu títulos importantes como vitórias nos 100 e 200 borboleta e 200 e 400 medley nos Brasileiros de Categoria entre 2012 e 2013. No absoluto, o melhor resultado foi o segundo lugar nacional na prova dos 400 medley no Troféu José Finkel de 2014, em Guaratinguetá, quando só perdeu na batida de mão para Gabrielle Roncatto, mas melhorou 7 segundos seu tempo: 4:42.79. Além disso, conquistou a medalha de bronze no Troféu Maria Lenk daquele ano, em São Paulo, nos 200 medley.
Este repórter acompanha sua carreira desde 2012 e está surpreso com o alto nível de Fernanda. Apaixonada por natação desde que sua mãe entendeu que ela poderia fazer uma atividade física, ela sabe que o sucesso é fruto de vários sacrifícios e de muito esforço, desde cedo, quando, aos 14 anos, saiu de Jaú para se entregar aos sonhos que a esperavam. Por isso, quer levar adiante tudo o que aprendeu com o esporte. Ela quer ser treinadora para revelar talvez futuras estrelas da natação brasileira. Acredito que ela merece mais uma chance, seja em que clube for. Ela mesma entende que é pode dar a volta por cima. Só é preciso mais atenção nesta vitoriosa nadadora, que quer ainda defender a Seleção Brasileira. Sabemos que é difícil, até por causa da crise, mas para quem tem fé, ideais podem ser reais.

(por Flávio Barbosa - foto de Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário