terça-feira, 8 de agosto de 2017

TROFÉU JOSÉ FINKEL: Primeira noite conservadora (corrigido)

Nenhum recorde de campeonato foi registrado na primeira noite do TROFÉU JOSÉ FINKEL, que acontece na piscina da Unisanta, em Santos, mas isso é o de menos. Afinal de contas, tomo como minhas as palavras de Cesar Cielo (Pinheiros) no fim da etapa, quando ele falou com os jornalistas: "esta semana é difícil abaixar tempo. Nosso mental está numa ressaca do Mundial (de Budapeste). Se for para eu conseguir nadarara 21.9, eu fico satisfeito. Talvez no fim do ano eu volte ao nível que eu estava antes".
Quem chegou mais perto de RC foi Jhennifer Alves (Pinheiros), nos 100 peito feminino, com 1:08.27, a simples QUATRO CENTÉSIMOS de Taylor McKeown (AUS), no Finkel de 2015, ela que defendia o Minas. Ela nem lamentou: "não faltou nada para agora. Aconteceu. Às vezes, pode ter sido uma virada mais lenta ou uma passagem mais alta. Acho que a gente está pegando bastante experiência e dados para acertar tudo. Se Deus quiser, no Open, vem o 1:07". No masculino, deu Pedro Cardona (Pinheiros). Com 1:00.58, Cardona deixou para trás os Felipes Lima (Minas/Auburn, 1:00.79) e França (Unisanta, 1:00.83). "Quero agradecer ao Tiago Moreno, meu treinador. Foi um ano difícil para mim, mas consegui esse resultado. Agora é ficar na cola desses caras para conseguir eventos internacionais", disse ele, que chegou perto do Mundial.
Nos 400 livre feminino, Manuella Lyrio (Pinheiros) foi à raia 8, mas mostrou porque não pode ser nunca subestimada: teve um final impressionante e, com 4:16.52, deixou Poliana Okimoto (Unisanta) para trás, com 4:16.60. De onde ela tirou tanta força? "Da gente mesmo. A gente está aqui, claro, para ganhar. E estar fazendo o melhor pelo clube". Que o diga Larissa Martins Oliveira, pela primeira vez medalhista após o acidente em Março: bronze, com 4:16.70. "Você sempre tira aprendizado de tudo na vida, das coisas boas e ruins. Eu quero falar uma coisa para todo mundo: você é capaz de tudo desde que queira. O acidente foi um susto muito grande. Não quero falar sobre isso, porque eu até poderia não estar aqui. Por dois centímetros não feri a minha artéria fêmural. Meus médicos ficaram receosos se eu podia voltar ou não. Então deixo esse recado: faça o que puder. Você é capaz". Lindas palavras! No masculino, Giuliano Rocco (Minas) venceu a prova pela primeira vez em piscina longa, com 3:51.42. "Eu já havia vencido esta prova no SESI, em 2012", disse ele.
Nos 100 borboleta, vitória da casa no feminino, com Daiene Dias (Unisanta) cravando 59.44. "Queria até uns 58, mas a intenção é ajudar o Santa na competição e conseguir pontos para o time". Já no masculino, em disputa minastenista, deu Vinícius Lanza (Minas/Indiana), com 52.56, contra 52.60 de Henrique Martins (Minas). Lanza está atravessando grande fase, mesmo ficando por pouco de fora do Mundial: "mas não quero falar sobre isso. A CBDA é quem decide quem vai defender o Brasil. Vou voltar a treinar em Indiana no fim do mês. A vantagem lá é treinar com medalhistas de mundiais", disse.
Nos revezamentos 4 x 50 livre, Alessandra Marchioro (Unisanta) voou no feminino, e fez 24.47, ajudando o time local a faturar, junto com Gabi Roncatto, Andrea Berrino e Daiene Dias, elas que fizeram 1:41.67. Destaque também para os 24.77 que Etiene Medeiros (SESI) fez para ajudar o rubro a ser segundo, com 1:42.35. No masculino, deu Pinheiros, com ELE cravando bons 21.59 e, com Marcelo Chierighini, Gabriel Silva Santos e Pedro Spajari, fazendo 1:27.64.
Com tudo isso, o Pinheiros largou na liderança, com 546 pontos. O Minas vem logo atrás, com 382, seguido do time da casa, com 293, do Corinthians, com 188 e do SESI, com 129. O torneio esquenta já amanhã, com os 100 costas, 200 medley, 1500 livre delas, 800 livre deles e, mais tarde, 4 x 200 livre. É apenas o início. Mais coisas boas vem aí!

Confira aqui as fotos da etapa

(direto da Unisanta - informações adicionais do Best Swimming, Yes Swim e Santaportal -agradecimentos a Alessandra Marchioro por nós ajudar corrigindo esta matéria - fotos deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário