quinta-feira, 10 de agosto de 2017

TROFÉU JOSÉ FINKEL: Quase, Jhennifer. Quase...

                                   
Na etapa de hoje do TROFÉU JOSÉ FINKEL, que está acontecendo na Unisanta, todos esperavam mais um RC, pelo menos, por parte de Jhennifer Alves (Pinheiros). Mais cedo, nos 50 peito feminino, ela fizera 31.08 para bater o RC, abrindo até a possibilidade de um 30.9. Mas ela errou a chegada e ficou a UM RELES CENTÉSIMO de abaixar seu próprio tempo, ficando com 31.09. Vocês acham que ela se abateu? Claro que não! "No fundo, eu também queria abaixar o recorde sul-americano (de 30.63, feito no Maria Lenk), eu confesso. Mas alguma coisa deu errado, só não sei o quê. Vamos ver o que podemos fazer para melhorar. Eu não quero descartar este resultado, porque é meu quarto melhor tempo", disse ela. Sempre de bem com a vida, Jhennifer tem todas as chances para melhorar, afinal está em grande fase. Do lado masculino, a disputa foi entre os Felipes Lima (Minas/Auburn) e França (Unisanta) e João Luiz Gomes Júnior (Pinheiros), e o segundo citado foi o primeiro a tocar na borda, com bons 27.27, seguida do capixaba (27.31) e do sul-matogrossense, com 27.38. "Esse ouro é importante para o Santa entrar na disputa do Troféu. É sempre difícil ganhar, porque não se trata de uma competição, mas do ano inteiro. Tenho certeza que o Márcio (Latuf, head coach do Santa), a Rosa (do Carmo José, diretora de esportes da entidade) e o Dr. Marcelo Teixeira (pró-reitor do Santa) fizeram um grande trabalho e tenho certeza que os próximos anos serão excepcionais. Espero que a nova geração consiga resultados melhores", disse França. No final do evento, João, que não mais competirá neste Finkel, recebeu uma justa homenagem da CBDA na pessoa do presidente Miguel Carlos Cagnoni, em forma de uma placa. Ele merece!


Abrindo os trabalhos da noite, os 100 livre delas consagraram Larissa Martins Oliveira (Pinheiros), de volta depois de tudo que aconteceu com ela. E até pelo tempo fora, é justificável o 54.93 da juizforana. "Fiquei feliz com meus resultados. Esperava um pouquinho melhor, mas depois de tudo o que aconteceu comigo fico feliz. Agora vou descansar e melhorar meus tempos", disse. A segunda colocada, claro, foi Manuella Lyrio (Pinheiros), que após tirar Gabrielle Roncatto (Unisanta) da final por pouco, ainda medalhou com 55.84. A terceira colocação ficou com Daynara de Paula (SESI), que tirou Alessandra Marchioro (Unisanta) do pódio após grande chegada: 55.91 a 56.02. No masculino, só deu Pinheirão: Gabriel Silva Santos levou a melhor com 49.06, seguido de Pedro Spajari, com 49.13, e de Marcelo Chierighini e Cesar Cielo, em perfeito empate: 49.47. Mas o que faltou para o 48? "Para mim, nada. Eu não estou pensando muito em tempo. Estou ganhando pontos para ajudar meu time. Independente dos centésimos, a disputa foi bacana. E acho muito legal vencer meus parceiros de treinamento, porque é sempre disputado cada treino e isso é bom para nossos resultados no fim das contas", disse Gabriel.
Nos 50 costas feminino, com a liberdade de uma campeã mundial, e despreocupada, Etiene Medeiros (SESI) só nadou para o gasto e faturou a prova com 28.44, contra 28.73 de Andrea Berrino. Mesmo assim, ela nunca considera nadar sem pressão: "existe pressão, mesmo se você é campeã ou 21ª colocada. Então, a melhor maneira de você conseguir lidar com ela é fazer a prova. Eu, mesmo sendo campeã, aprendo sempre a lidar com ela. Agora vou reaprender a nadar os 100, porque ainda venho pressionada", disse. No masculino, Guilherme Guido (Pinheiros) voou com bom final e fez 25.19, seguido de dois minastenistas: Nathan Bighetti (25.63) e Gabriel Fantoni (25.75). "É muito bom nadar com essas feras numa piscina de qualidade como essa. Vou melhorar meus tempos pensando nos Brasileiros de categoria", nos contou Fantoni, um dos novos valores do time mineiro.
Por fim, nos 200 borboleta feminino, Joanna Maranhão (Unisanta) ganhou de novo, mas sem grande esforço: 2:10.41. Virginia Bardach (ARG/Minas) foi a segunda, com 2:14.79, honrando o sobrenome da família. "Sou a mais nova das quatro irmãs, Georgina inclusive. Estou feliz. O torneio está maravilhoso e vale a pena competir em uma estrutura como essa", disse a irmã da medalhista olímpica de Atenas 2004. No masculino, Leonardo de Deus (Unisanta) fez a alegria da torcida da casa com 1:56.79, mas valeu a pena citar o resultado de Kauê Carvalho (Corinthians), que conseguiu a primeira medalha em torneios absolutos com 1:58.40. "Estou feliz, sem palavras. Uma sensação indescritível. E o Corinthians sempre foi forte. Cresci na base do time e, mesmo os grandes indo, a base dá conta". E pensar que ele chegou a nadar 200 borboleta em prova livre num Regional, lá mesmo no Santa.
A dois dias do fim (já?) do Finkel, parece que nada vai tirar a taça do Pinheiros. O azulnegro é líder com 1576,50, tendo o Minas em segundo com 1098,50 e os locais em terceiro, com 927. O Corinthians segue em quarto, com 559, e o GNU completa o Top-5, com 363. Nesta sexta, a previsão é de sol entre nuvens com possibilidade de vento forte e chuva fraca, mas as disputas não vão parar: teremos 400 medley, 200 livre, 200 costas, 50 borboleta e 4 x 100 livre. Deixa chover, então, que a enxurrada de campeões segue!

Confira aqui as fotos da jornada 

(direto da Unisanta - informações adicionais do Best Swimming, Yes Swim, Swim Channel e Santaportal - fotos deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário