terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

TROFÉU BRASIL MARIA LENK: velho nome, muitas novidades

Nesta segunda-feira, a CBDA divulgou todo o regulamento e programação do Maior Encontro das Águas no Brasil que, a partir deste ano, volta a ter o antigo nome, mesclando-se com o atual: TROFÉU BRASIL MARIA LENK DE NATAÇÃO. A competição, que existe desde 1962 como TROFÉU BRASIL, ganhou o nome da matriarca da natação feminina em 2007, pouco após sua morte. E que lugar melhor do que o Parque Aquático que também empresta o seu nome, na Barra da Tijuca, para sediar a 58ª edição do certame?

Conforme fora já dito, o evento vai acontecer entre 17 e 21 de Abril (novamente entre terça e sábado) e, a exemplo do ano passado, cada prova terá final A e B, e a novidade é que seguida da premiação (ou seja, o atleta vitorioso nada, dá uma rápida entrevista e vai direto pro pódio). Na intenção de permitir um aumento de atletas, os índices ficaram mais fáceis de ser alcançados. Valem também os de 25 metros, pois, segundo Alexandre Pussieldi, "muitos estados tem dificuldade em conseguir resultados em piscina de 50 metros durante toda a temporada". A propósito, também foram divulgados todos os índices para Brasileiros de Categoria e para o Finkel, que aqui veem no feminino e aqui, no masculino.

Como na maioria das competições brasileiras, cada atleta pode nadar quatro provas individuais por vez, e mais os revezamentos (isso podia ser mudado, né?). Daí vem outra novidade: nada mais de 4 x 50 livre e teremos a volta do 4 x 200 livre. Além disso, os troféus de índice técnico só considerarão provas olímpicas, porém as provas de 50 borboleta, peito e costas também serão consideradas quanto ao Troféu Eficiência - só o desempate terá apenas provas olímpicas consideradas.

Vale a pena relembrar: esta será a Ú-N-I-C-A seletiva para as principais competições em piscina longa no mundo. Nas eliminatórias, serão definidos nossos oito representantes - em critério do ranking da FINA - para os JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE de Buenos Aires, em Outubro. Já nas finais (com exceção de tempo de abertura do revezamento), teremos a única chance para se obter vaga para o Pan-Pacífico de Tóquio, em Agosto. Para tal competição, irão 16 atletas, sendo os 4 de nosso revezamento 4 x 100 livre e os 12 melhores do ranking. Para ambas as competições, o critério será somente provas olímpicas.

Todas as informações a respeito do certame, cujas inscrições vão até 28 de Março, aqui estarão. Outra coisa importante: não haverá mais distribuição dos balizamentos impressos. Tudo será só via internet.

Infelizmente, por razões pessoais e financeiras, não repetiremos nossa exitosa cobertura in loco do ano passado, mas não ficaremos de fora: teremos panoramas e tempo real. No mais, oremos para Abril logo chegar...

(informações da CBDA e do Best Swimming)

Nenhum comentário:

Postar um comentário