segunda-feira, 6 de agosto de 2018

EUROPEU: Peaty bate WR, mas perde 10 segundos

Há nadadores que não são deste planeta, tamanha a perfeição no estilo que nadam. Adam Peaty (GBR) é um deles. No EUROPEU DE NATAÇÃO que está acontecendo em Glasgow, na Escócia, como parte dos JOGOS EUROPEUS, mais uma vez ele mostrou porque domina o nado peito desde o meio desta década, cravando mais um WR nos 100 metros de tal estilo. Mas não sem polêmica...

Na verdade, o que aconteceu foi que o Coach Alexandre Pussieldi relatou que alguns especialistas acharam estranho o tempo da velocidade de reação na saída do inglês. Nas palavras do Coach: "velocidade de reação do atleta é medida no tempo entre o sinal de partida e a perda de contato do pé com a placa do bloco. Bons atletas tem velocidade de reação entre 0,5 e 0,6, a média 0,7 a 0,8 de segundo, e os mais fracos, acima de 0,8 de segundo".

Também foi dito que a suposta velocidade de reação de Dressel foi de 0,47, mas não é costume dele, apesar de ser um fora de série, fazer um tempo de reação assim. E ele não é tão bom de saídas, embora tenha uma filipina rápida e espantosa. A LEN (Liga Europeia de Natação) entendeu que tinha caroço no angu, investigou e chegou a uma conclusão: os tempos de todas as provas de sábado - a do WR de Dressel, inclusive - estavam 10 segundos errados.

Por isso, a espantosa performance de Peaty perdeu 10 segundos de seu tempo: de 57.00 para 57.10 - o que ainda é WR, visto que nos JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016, ele fizera 57.13. O projeto dos 56 ainda está de pé.

Outro grande nome do certame é Kliment Kolesnikov (RUS), que bateu o WR dos 50 costas, ao ter feito 24 segundos cravados. Apesar de recém ter soprado 18 velas, ele tomará parte nos JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE em Buenos Aires (ARG). Pode ser que tenhamos o maior nadador de costas da próxima década? Aqui, os demais resultados.

A competição - que terá transmissão do SporTV - continua até esta quinta e, agora, a maior expectativa é pelos 50 livre. Será que Ben Proud (GBR) conseguirá o que muitos já tentaram, ou seja, apagar os 20.91 de Cesar Cielo (Pinheiros) dos balizamentos mundiais como novo WR? Já passou da hora até...

(informações do Best Swimming, Yes Swim e Blog do Coach - foto da Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário