quarta-feira, 8 de agosto de 2018

PAN PACS: O primeiro ensaio para os Jogos de 2020



Década de 80. Para compensar a falta de competições entre os países não-europeus, EUA, Austrália, Japão e Canadá resolveram criar um torneio para ser uma alternativa aos anos sem Mundiais nem Jogos Olímpicos. Nascia ali o PAN-PACÍFICO, que recebeu este nome pelos países fundadores terem sido banhados pelo Oceano em questão. Mas isso não impediu que outras seleções fossem convidadas - o Brasil, por exemplo - e hoje este torneio, antes bienal e agora quadrienal, é o mais forte em piscina longa tirando o EUROPEU.

Agora, este torneio acontecerá pela décima terceira vez, a terceira em Tóquio, o lar dos JOGOS OLÍMPICOS de 2020 e do primeiro evento, há 33 anos atrás, e que também recebeu o Pan Pacs de 1989. Mas não no futuro Parque Aquático Olímpico, e sim no Tokyo Tatsumi International Swimming Center (que recebera o Pólo Aquático nos Jogos).

A maior expectativa, claro, é pelos Estados Unidos, que formaram um timaço com 58 nadadores e dependerão dos resultados no Pan Pacs para definir quem vai ao MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS de Gwangju (COR). Olho, principalmente, em Caeleb Dressel, que fez das tripas coração para se fazer presente e pode surpreender o mundo com mais marcas, e, claro, em Kathleen Baker, agora recordista mundial dos 100 costas, e em Katie Ledecky, a maior nadadora em atividade no mundo atualmente. A Austrália conta com sua elite, tendo de volta o campeão olímpico Kyle Chalmers. Canadá e Japão também tem fortes representantes - destaque para Kylie Masse e Taylor Ruck entre as canadenses, e Kosuke Hagino, Daiya Seto e Rikako Ikee pelo time da casa.

O Brasil não tem Bruno Fratus (Minas), vencido por uma pequena lesão no ombro, mas tem um time forte para lutar, pelo menos, por medalhas. O Brasil vem com um revezamento 4 x 100 livre sempre favorito, mas também conta com João Luiz Gomes Júnior (Pinheiros), Pedro Spajari (Pinheiros) e Gabriel Silva Santos (Pinheiros) como seus mais nomes individuais mais cotados. O Start List completo aqui está e, aqui, o live timing.

O Sportv, claro, vai transmitir o torneio e nós estaremos fazendo panoramas diários, sempre esperando um ótimo primeiro ensaio para os Jogos Olímpicos.

(informações do Best Swimming e Yes Swim - foto da Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário