terça-feira, 19 de março de 2019

QEPD: Coração mata Kenneth To, recordista de Hong Kong



Para a natação mundial, a semana começou com tristeza. É que faleceu, nesta segunda-feira, o nadador de Hong Kong, naturalizado australiano, Kenneth To, que contava 26 anos de idade. Sua morte foi confirmada primeiro pelos seus companheiros de treinamento do Gator Swim Club - onde treinava desde Janeiro, e depois, confirmada pela SwimSwam. To treinava na piscina do Gators quando sofreu um mal repentino e desmaiou no vestiário do clube. Acabou sendo levado a um hospital nas cercanias, em Gainesville, mas chegou lá enfartado e já sem vida.

Kenneth King Him To nasceu em Hong Kong, mas logo cedo se mudou para a Austrália. Ele foi revelado nos JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE de Singapura, em 2010, onde ganhou quatro medalhas, sendo uma de ouro, no 4 x 100 medley masculino. Mas se mostrou mais forte nas provas de piscina curta. Em 2012, no MUNDIAL DE PISCINA CURTA de Istambul, foi prata nos 100 medley, atrás apenas de Ryan Lochte. No ano seguinte, dois recordes locais na curta: 51.19 dos 100 medley, na etapa de Doha da COPA DO MUNDO DE NATAÇÃO, e 1:52.01, nos 200, em Berlim, também pela Copa. Mas a boa fase foi interrompida por causa de uma cirurgia nas costas que precisou fazer em 2014, quando precisou prescindir do PAN PACÍFICO e do Mundial

Dois anos depois, To resolveu voltar a defender a terra natal e desde então, colecionou recordes locais na longa e na curta. Por exemplo, nos 100 medley no MUNDIAL de Hangzou, no ano passado, foi o sexto nos 100 medley e, com 51.88, bateu novo recorde de Hong Kong. Com toda essa bagagem, To se mudou para a Florida a fim de treinar, com Gregg Troy, para o Festival de Natação de Hong Kong, seletiva local para o MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS da Coreia. Infelizmente Deus o levou antes.

A Federação de Natação Amadora de Hong Kong expressou suas condolências: "Ele era extremamente popular e amado por seus companheiros de equipe e pelos competidores. Kenneth era conhecido como uma pessoa verdadeiramente excepcional, calorosa, engraçada e gentil. Sua passagem repentina é uma enorme perda para o esporte local".

Ficam, também, nossas homenagens a Kenneth To, mais um que engrandeceu a natação, mas que foi embora cedo demais, deixando o esporte mais pobre. Muito obrigado por tudo, Kenneth, e vá em Paz!

(informações do Best Swimming e da SwimSwam - foto de Xiaomei Chen)

Nenhum comentário:

Postar um comentário