domingo, 14 de abril de 2019

GIRO GERAL EXPRESSO: Campeões no Chile e na Urca


Como estamos arrumando as malas para irmos ao Rio de Janeiro cobrir o TROFÉU BRASIL MARIA LENK, vamos resumir a etapa final do SUL-AMERICANO JUVENIL de Santiago e a prova de maratona aquática do referido Troféu, na Urca, nesta versão expressa do GIRO GERAL. Vamos lá:

QUASE CEM MEDALHAS
Assim a equipe brasileira despede-se, com mais um triunfo, do Sul-Americano Juvenil na piscina do Estádio Olímpico Júlio Martinez Pradanos. Foram 16 medalhas, sendo 9 ouros, 4 pratas, 3 bronzes, o que totalizam 99 medalhas, 46 de ouro, 33 de prata, 20 de bronze. Pouco pior que as 107 medalhas de 2017, mas suficiente para a novíssima geração manter o domínio continental. Confiram aqui o quadro de medalhas.

No geral, só o Uruguai saiu de lá sem vitórias. O Paraguai venceu a primeira prova do dia, os 100 borboleta Juvenil A, com Luana Alonso cravando 1:03.32. Eduarda Gobbo (GNU) veio logo atrás, com 1:04.25. No masculino, prova equilibrada, mas vitória de Lucas Tudoras (Paineiras), com 57.73, seguido de Martiniano Montero (ARG), que liderara grande parte da prova, mas fez 58.56 e de Lucas Patrocínio (Eduardo Gomes), 58.72. No B feminino, deu Anicka Delgado (EQU), com 1:01.98 com Beatriz Zoppei (Pinheiros) em segundo, com 1:02.29 - o melhor final foi da brasileira, e no masculino, Vitor Baganha (Minas) venceu fácil, com 54.78, com Benjamin Schnapp (CHI) em segundo, 55.41, e Gabriel Perseguin (Marina Barra Clube) em terceiro, com 55.56.

Nos 200 peito, teve RC no Juvenil A masculino, com 2:20.34 de Stephan Steverink (AABB), uma prova espetacular. O anterior era 2:21.54 e cabia a Gerardo Huidobro (PER). No Juvenil B deu Brasil: Nichelly Lysy (Minas) faturou no feminino com 2:35.04 e Vitor Pinheiro de Souza (Pinheiros), com tempo pouco melhor que o do Holandês Voador: 2:20.21. Nos 800 livre Juvenil A, dobradinha portenha com Anna Huusman (9:02.68) e Candela Giordano (9:03.90) - a melhor brasileira, Thaiana Amaral (SESI), foi só a sétima, e no B, Maria Fernanda Costa (Fluminense) atacou no final, mas Maria Clara Román (COL) faturou com 9:00.11 e a brasileira foi prata, 9:01.80. Nos quatro revezamentos 4 x 100 medley, RC no Juvenil A masculino, vitória absoluta nossa. Aqui, os resultados completos.

Stephan Steverink (AABB) e Sofia Rondel (Corinthians) ganharam o Troféu Señor de Sipán como melhores atletas e isso comprova o domínio nacional nas águas. Agora todos, menos Stephan (só Deus sabe por quê), estão a caminho do Parque Aquático Maria Lenk, para a grande jornada do ano.

MARATONA AQUÁTICA: DEU VILLARINHO E ELA!!
Jornada esta que começou nesta nublada manhã de domingo com a seletiva de 5 km para o MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS da Coreia do Sul. As vagas femininas foram definidas. As masculinas, bem, nem tanto.

Na prova feminina, o final foi o mesmo de outros anos: Ana Marcela Cunha (Unisanta) vitoriosa com 56:02 e Viviane Jungblut (GNU) em segundo, com 56:02.10, deixando por pouco de fora Betina Lorscheitter (Corinthians) - na verdade, por dez centésimos. Jungblut chegou a liderar, mas não adianta: Ana Marcela mostrou porque é a melhor do mundo na atualidade, liderando a partir da segunda volta para não perder mais. “Foi uma prova boa, um bom treinamento e mostra que estamos no caminho certo. Foi uma prova bem forte, pois o pessoal que está aqui também vai disputar a piscina e todos estão em ótima forma”, disse a Campeã Mundial.

Já no masculino, deu Diogo Villarinho (Minas), este que tinha ficado fora dos 10 km, batido que fora por Allan do Carmo (IDEB) e Victor Colonese (Unisanta) na etapa de Doha da FINA MARATHON SWIM SERIES, seletiva para o Mundial. Ele venceu uma prova assaz equilibrada, disputando a ponta com Luiz Gustavo Barro (GNU) volta por volta, mas tocando o pórtico final depois de 58:46. O problema é que não sabemos quem terá a segunda vaga, visto que Fernando Ponte e Allan do Carmo chegaram dois segundos depois, juntos. Um perfeito empate, e olha que eles já estão garantidos. A CBDA ainda vai decidir em boletim quem a terá.

Agora, nada falta para o TROFÉU BRASIL MARIA LENK. A próxima matéria nossa será diretamente do Rio de Janeiro, com o ensaio e os primeiros panoramas do autêntico campeonato brasileiro de natação.

(informações da CBDA e do Best Swimming - fotos de Satiro Sodré/SSPress/CBDA e Alexandre Pussieldi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário