sexta-feira, 19 de abril de 2019

TBML: O retorno triunfal do Cachorro Gigante



Missão cumprida! Depois de um 800 onde ele, adoentado, não mostrou o Gigante que era, Guilherme Cachorrão Costa (Minas) voltou com tudo e ainda levou um a tiracolo para o MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS da Coreia. Este foi o grande momento desta sexta-feira no TROFÉU BRASIL MARIA LENK, o autêntico Campeonato Brasileiro de Natação, no Parque Aquático de mesmo nome, na Barra, RJ. 

Os 1500 livre masculino marcaram a redenção do garoto de Itaguaí, que começou a jornada de maneira conservadora, atrás de Diogo Villarinho (Minas), mas nos 500 metros finais, o Cachorrão cresceu, apareceu e venceu, com um bom 15:05.91. E Villarinho veio logo atrás, com 15:06.80. O índice era 15:07.38. Ergo, os dois estão classificados para o Mundial, sendo que Villarinho tornou-se o primeiro brasileiro a se classificar em piscina e mar para este certame.

"Eu não estava pensando se estava doente, mas só queria pegar a vaga. Eu sabia que não estava bem, pois quando aqueci, passei mal. Não estou 100%. Estava esperando tempo bem mais forte. Mas estou feliz. O que aconteceu, sei que não foi culpa minha e tenho certeza que queria mais", disse o Cachorro, ao passo que Vilarinho, como já dissemos, classificado também pelas águas abertas, comemorou demais a prova: "foi meu melhor tempo da vida. A sensação é indescritível de entrar para a história. Só tenho a agradecer aos patrocinadores e à comissão técnica, mas quero dedicar essa vitória ao avô da minha namorada, que passou por um câncer". Após vencer também um câncer, qualquer vitória deve ser celebrada, Villarinho.


Só o que não pode ser celebrada é a fase da natação feminina brazuca. É duro anunciar que Giovanna Diamante (Pinheiros) foi a quarta colocada no geral dos 200 borboleta, mas se for para compensar, com o tempo de 2:12.45, deve conseguir uma vaga aos JOGOS PAN-AMERICANOS de Lima. "A natação feminina vem crescendo, mas acho que com passos menores do que a masculina. Acho que falta um pouco de investimento, falta um pouco do olhar da CBDA e do COB para a natação feminina. Para a gente chegar na frente, é preciso olhar para a gente que está atrás, e, enquanto isso não acontecer, nossos passos ainda serão pequenos", disse. À frente de Giovanna, Ilaria Cusinato (ITA/Minas, 2:11.03), Virgínia Bardach (ARG/Corinthians, 2:11.63) é Delfina Pignatiello (ARG/Pinheiros, 2:12.08).

Jhennifer Alves da Conceição (Pinheiros) divide o mesmo pensamento. Segunda colocada geral nos 100 peito com 1:08.57, em vitória de Macarena Ceballos (ARG/Flamengo, 1:08.27), ela assim analisou sua prova: "todo mundo sabe que o 1:07 está dentro de mim, só falta ter um pouquinho mais de cabeça com as parciais certinhas. Hoje foi por pouco. Estou treinado muito para isso, vou bater mais na tecla". 

Sobre a fase das nossas nadadoras, já que de dez provas individuais femininas, senhoras e senhores, só Etiene nos 100 costas com aquele sensacional 1:00.13 venceu, e junto com ela só Viviane Jungblut (GNU) estão certas no Mundial, disse a Paulo Conde: "não era difícil chegar no 1:07.43, mas acredito que temos que recuperar sua parte, porque somos prejudicadas com relação aos homens". E nos revelou: "comecei a tirar dinheiro do meu próprio bolso para competir lá fora. Este ano farei o MARE NOSTRUM, Open da França, Sette Colli, tudo do meu próprio bolso. Precisamos que o Brasil acredite na gente e que a gente vá lá fora competir".

Na versão masculina dos 200 borbo, infelizmente não foi desta que caiu o RBC de Kaio Márcio (então no Flamengo, hoje no Minas) no Juvenil 2. Gustavo Saldo (Curitibano) não foi além de 2:01.64. "Eu ainda não sei o que aconteceu nas minhas passagens. Tinha tudo para dar certo, mas, afinal não saiu. Vou ver se consigo bater no Mundial Júnior", disse. A vitória foi de Luiz Altamir (Pinheiros), com 1:56.77.

E nos 100 peito, perfeito empate entre Felipe Lima (Minas/Auburn) e João Luiz Gomes Júnior (Pinheiros), com 59.56. Pelo menos vimos mais dois nadadores abaixo do minuto: Felipe França (Unisanta), 59.71, e um centésimo depois, Caio Pumputis (Pinheiros/Georgia Tech). O capixaba vai estrear no Pan: "eu vim para tentar o meu melhor tempo, mas também tentar me sagrar campeão brasileiro para entrar na vaga do Pan, uma das coisas que estavam faltando no meu currículo. Já fui a Mundial, já fui a Jogos Olímpicos e agora estou com a vaga do Pan. Agora é botar a cabeça no lugar e tentar o 58", disse.


No revezamento 4 x 100 livre feminino, disputa total entre Minas, Pinheiros e SESI, vindo a vencer o time mineiro, mas com pouca diferença: 3:42.32 para o azul de BH, 3:42.49 para o Azulnegro e 3:42.87 para o Rubro. Já no masculino, o único RC da etapa, quando o mesmo reveza que vai para o Mundial, Gabriel, Breno, Chierighini e Spajari, cravou 3:12.09. Imagina na Coreia...

FALTAM DUAS
E com dois terços do TBML completados, a duas etapas do fim, o placar segue favorável ao Minas, mas o Pinheiros ainda está no encalço:


Neste Sábado de Aleluia, vamos ter os 200 medley, 50 borboleta, 50 costas e 400 livre feminino. Está começando a acabar...

(direto do Rio de Janeiro - informações adicionais da CBDA, Best Swimming e Globoesporte.com - foto deste repórter e de Luiza Celidônio) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário