quinta-feira, 13 de junho de 2019

MARE NOSTRUM: como fomos em Canet?


Terminou nesta quinta a segunda das três pernas do MARE NOSTRUM, em Canet (FRA). Em clima, duas partes diferentes: o primeiro dia frio e o segundo dia quente. Mas foi uma etapa, de fato, quente, com bons tempos e ótimos resultados brasileiros - e, por que não dizer, sulamericanos.

Como sempre, o nadador mais sorridente do país, Bruno Fratus (Minas) saiu com motivos a mais para mostrar que vem com tudo para o MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS da Coreia. Desta vez, com 21.64, garantiu mais um ouro - ou melhor, leão de pelúcia de ouro - e o 71º sub-22, o que faz de Fratus o nadador mais constante do ciclo. Até que Ben Proud (GBR) tentou chegar no fim, mas faltou piscina e faltaram cinco centésimos para tal, já que ele chegou com 21.69.

Também vieram três pratas, duas delas nos 50 peito: Jhennifer Alves da Conceição (Pinheiros) mostrou que valeu a pena o investimento da família e dos amigos de Friburgo: foi a segunda colocada no feminino com 30.64, com uma prova perfeita, enquanto Yuliya Efimova (RUS) teve um final mais que perfeito, chegando com 30.60. Enquanto isso, Felipe Lima (Pinheiros/Auburn) também foi prata. Só não foi bem no fim, mas ficou a quatorze centésimos de Adam Peaty (GBR): 26.71 a 26.85. Pode ser um sinal de medalha? A outra prata foi de Fernando Scheffer (Minas), nos 200 livre, com bons 1:47.99, seis décimos atrás de Tom Dean (GBR), que também pode surpreender.

Três bronzes completaram a jornada brasileira: nos 100 borboleta, Vinícius Lanza (Minas/Indiana) pegou o leão de bronze com 52.42, em prova vencida por James Guy (GBR), com 51.86. Nos 100 costas vencidos por Michael Andrew (EUA) com 54.11, Guilherme Guido (Pinheiros) deixou escapar a prata para Shaine Casas (EUA, 54.69) ao errar o final, mas foi o terceiro com 54.78. Por fim, Luiz Altamir (Pinheiros) arriscou tudo para conseguir o bronze nos 200 borboleta, com 1:58.85. A vitória, claro, coube a Daiya Seto (JAP), com 1:56.25.

O destaque feminino continental, entretanto, foi Delfina Pignatiello (ARG). Ela tem tudo e mais para ser a melhor nadadora portenha de todos os tempos e comprovou isso ao bater o Recorde Sul-Americano e quase levar o leão de ouro com 8:24.33, apenas oito centésimos atrás de Ajna Kesely (HUN), destruindo o 8:25.22 da sua vitória no Mundial Júnior. Ao nosso ver, a argentina teve o melhor final. Ela ainda repetiu a posição com 4:06.66 e novo recorde argentino nos 400 livre, atrás novamente de Kesely, por seis centésimos. Com isso, ela está praticamente garantida nos JOGOS OLÍMPICOS TÓQUIO 2020, embora não tomará parte no Mundial para priorizar os JOGOS PAN-AMERICANOS de Lima. Os demais resultados estão.

Agora, a próxima parada será Barcelona neste fim de semana, encerrando o circuito Mare Nostrum, mas não o giro europeu, que inclui o Open da França em Chartres, próxima terça e quarta (18 e 19) e o Sette Colli de Roma, de 21 a 23, além de uma semana de treinos na Itália.

(informações do Best Swimming e Swim Channel - foto do Instagram de Michelle Lenhardt)


Nenhum comentário:

Postar um comentário