quinta-feira, 27 de junho de 2019

OPINIÃO: estranho demais esse doping de Gabriel Santos...


Antes de mais: não estou duvidando da credibilidade da WADA. Sei de muitos casos de doping que aconteceram anteriormente com nossos nadadores: Cesar Cielo (Itajaí), Etiene Medeiros (SESI), Henrique Rodrigues (aposentado), Rebeca Gusmão (expulsa da natação por isso inclusive), Hugo Duppré (aposentado), Juliana Bassi Kury (atualmente na equipe de retaguarda do Corinthians)... muitas razões, acidentes, uso exagerado... o que importa é, se são pegos, tem que pagar. Mas achei estranho demais um nadador, que teve bons resultados e tem ajudado nossos revezamentos nos Mundiais, ter seu resultado analítico adverso de anti-doping revelado às vésperas de um MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS.

Como bem sabem, Gabriel Silva Santos (Pinheiros) foi pego em exame surpresa anti-doping realizado em Maio, em São Paulo, por causa do clostebol, que é um esteroide anabolizante androgênico sintético. Foi esta mesma substância que tirou Maurren Maggi, por dois anos, das competições de atletismo (mas ela voltou para ser medalha de ouro em Pequim 2008). Essa mesma substância tirou, por um ano, Henrique Rodrigues das piscinas.

Gabriel teria, revelada a notícia na terça-feira passada, dez dias para pedir a abertura da contraprova à FINA. Mas independente de resultados, já é possível dizer que, pelo menos, ele está 99% fora do MUNDIAL da Coreia e dos JOGOS PAN-AMERICANOS de Lima. E, mesmo que tenha sido comprovado que foi algum acidente (suspeita-se de uma tatuagem), a suspensão mínima de um ano o tiraria também dos JOGOS OLÍMPICOS TÓQUIO 2020, visto que a seletiva olímpica será em Abril, no Rio.

Sabemos que o Brasil é um dos favoritos no revezamento  4 x 100 livre nestas duas competições, e sabemos também que Gabriel tem feito ótimos resultados lá fora. Mas como pode um resultado adverso ter saído às vésperas de um Mundial, com um nadador que tem feito excelentes resultados e sendo uma das esperanças da natação brasileira, que não tem tido más notícias. A renovação do patrocínio dos Correios impedida pelo TCU (manobra autoritária, ao nosso ver) e a falência (e talvez fim) da CBDA tem entristecido os fãs de natação e nosso revezamento vinha como esperança de salvação para a natação nacional.

Mas, com essa bomba atômica explodindo, não há como dizer que o desânimo tomou conta de seus companheiros de seleção e Pinheiros Pedro Spajari, Marcelo Chierighini e Breno Correia. Não só deles, mas de toda a nação aquática. Afinal, mesmo com André Calvelo (Unisanta) tendo boa fase, talvez o nervosismo de uma primeira competição absoluta internacional possa ser levado em conta. Portanto, mesmo que tenha sido algum acidente justificável para punição, ainda creio (opinião pessoal) que haja algo estranho para a época a qual foi divulgado este doping.

Mas nos resta acompanhar os desdobramentos e os próximos capítulos e lamentar por mais um azar que atinge nossa já combalida natação.

(opinião e foto deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário