domingo, 1 de setembro de 2019

FINKEL 2019: 34 anos depois, de volta à terra natal



Curitiba é a terra natal do TROFÉU JOSÉ FINKEL. Foi de lá que saiu aquele nadador que era apontado como o futuro maior nadador do Paraná e que, em 1970, durante uma competição no Grêmio Náutico União de Porto Alegre, começou a sucumbir para um câncer raro nos vasos linfáticos, que o levou de nós no ano seguinte. Por tudo o que fez e faria pela natação paranaense e brasileira, José Finkel emprestou seu nome à maior competição do segundo semestre no Brasil, a pedido de Berek Krieger, então presidente da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná, e dos amigos do Clube Israelita, que defendia. Tal competição cresceu e virou o que é hoje.

Porém, desde 1983, a capital parananense não recebia a competição que lá nasceu. Esta passou por São Paulo, Santos, Londrina, Rio, Palhoça (SC), Belo Horizonte e Guaratinguetá (SP). Mas a injustiça foi refeita neste ano, porque o Finkel volta aos braços dos Curitibanos a partir desta terça-feira, na piscina do Clube Curitibano, no Batel.

Apesar de ser uma "ressaca" do MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS da Coreia, o evento deste ano é uma seletiva, por valer vagas ao SUL-AMERICANO DE ESPORTES AQUÁTICOS 2020, que vai acontecer em Buenos Aires, entre 29 de Março e 5 de Abril. Serão convocados - se houver grana - 14 atletas de cada sexo, seguindo os critérios que estão neste boletim da CBDA, oriundos das finais A.

Entre estes atletas, sabemos, não vão constar nomes como Bruno Fratus (Minas), Cesar Cielo (Itajaí), Marcelo Chierighini (Pinheiros), Breno Corrêa (Pinheiros), Larissa Martins Oliveira (Pinheiros), João Luiz Gomes Júnior (Pinheiros), Felipe Lima (Pinheiros/Auburn), Ana Marcela Cunha (Unisanta), Brandonn Pierry Almeida (Corinthians) e Jhennifer Alves da Conceição (Pinheiros), que resolveram não tomar parte na jornada, talvez para se prepararem para o TROFÉU BRASIL MARIA LENK/SELETIVA OLÍMPICA TÓQUIO 2020, no Rio.

Mas lá estará Etiene Medeiros (SESI), prata no Mundial e ouro nos JOGOS PAN-AMERICANOS de Lima, que deve ser a líder do time em Buenos Aires, certa que é sua vaga. O Minas, entretanto, tem consigo a maior delegação: 47 atletas, e deve ser campeão pela 12ª vez, igualando o Flamengo. Pelo menos, no papel.

A atração internacional é do time da casa: Ilaria Bianchi (ITA) vai defender o Curitibano nos 50 e 100 livre e borboleta, além, talvez, dos revezamentos. Ela foi a campeã mundial dos 100 borboleta no MUNDIAL DE PISCINA CURTA de Istambul, há sete anos. Foi no Rio que ela apareceu para o mundo, na primeira edição do MUNDIAL JÚNIOR, em 2006. O start list completo está.

Desta vez, o FamilAquatica não se fará presente in loco por questões de estratégia - estamos preparando-nos para o TBML de 2020, onde, sim, nos faremos presentes, pela importância que tem - mas, todos os dias, teremos panoramas especiais para vocês.

(informações do Swim Channel e Best Swimming - foto de Vanessa Malucelli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário