quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Felipe Monni se despede (com texto de Carlo Monni)


O ano está chegando ao fim e, diante de uma pandemia longa, infelizmente teve gente que não esperou o ciclo terminar para pendurar o fast. Neste ano, Manuella Lyrio tinha se aposentado. Agora foi a vez de Felipe Monni. Ele se despediu após tomada de tempo no último sábado (12), no Pinheiros. Poderíamos falar de sua carreira gloriosa, mas vamos deixar a palavra para o seu pai e nosso grande amigo Carlo Monni, mas, claro, deixando também nosso muito obrigado a ele pela linda carreira. É contigo, Carlo:

"Thanks for the journey... Assim se despede o nadador Felipe Monni em seu Instagram. Afinal foram 21 anos dedicados a este esporte que eu tanto admiro. 

Paulistano, nascido em 24/03/1996, o “Monni” como é conhecido entre seus colegas, começou a dar as suas primeiras braçadas com apenas 3 anos de idade na Academia Raia 4, onde aprendeu todos os conceitos básicos da natação e aos 7 anos competiu pela primeira vez o “Oliarqui” no colégio Marista de São Paulo, se sagrando vencedor em sua prova. 

Por orientação de sua professora o “Monni” foi treinar na Academia Toshio que possuía uma equipe de treinamento sob o comando da Coach Adriana Licia, foram muitas conquistas e aprendizados tanto em piscina, quanto rios e oceanos. Em 2008 o Monni já se destacava no nado peito encerrando o ano como campeão dos 100 metros peito na categoria Petiz II no torneio “Pró-natação”, realizado na cidade de Presidente Prudente, interior de São Paulo. 

A vontade de alçar voos maiores e a concretização surgiu no ano seguinte. Em 27/01/2009, o tão sonhado teste num dos maiores clubes do Brasil, o Esporte Clube Pinheiros. Após uma breve análise no seu estilo de nado, aquele que seria um dos seus mentores, o Coach Tiago Moreno, que na época era responsável pela equipe Petiz, disse em sua avaliação: “O garoto leva jeito”. A confirmação final veio com o Coach Amen (André Amendoim), com a seguinte nota “o garoto ficará em fase de teste e se conseguir o índices para os campeonatos, ele fica”. 

A alegria deste garoto ingressando na categoria infantil foi enorme, e desde o primeiro dia fazia com que os pais levassem sempre antes do horário. O convívio com os seus novos colegas foi enorme. Treinos, adaptação e novas técnicas de nado sob o comando do “Amen” trouxeram frutos e logo no primeiro Campeonato Paulista de Inverno, realizado na cidade de Guaratinguetá (no Itaguará), Monni foi campeão dos 100 peito e vice campeão dos 200 peito, e aí começava uma história. 

No ano seguinte, com as trocas de técnicos entre as categorias, o Coach Tiago Moreno passou a comandar a equipe infantil. Com ele vieram mais conquistas e vaga na seleção paulista e brasileira. Na categoria juvenil I, passou a ser comandada pelo então recém chegado Coach Marcelo Tomazini e em Fortaleza aquele seria o seu primeiro recorde a nível nacional o 200 metros Peito. Treinado nos anos seguintes pelo Coach Tiago Moreno, vieram mais conquistas e recordes em diversos campeonatos e convocação em várias seleções brasileiras.

O Monni é muito querido pela comunidade aquática, vai deixar saudades e uma lembrança boa. Transcrevo aqui o que o seu Coach Tiago Moreno escreveu em seu Instagram “Exemplo de atleta e cidadão... Não é segredo para ninguém que o considero como filho. E é dessa maneira que espero e desejo sempre o melhor para você e toda a família. Thanks for the journey 'Magrelo'. Voa... e voe alto como sempre MLK!”

(texto de Carlo Monni e foto deste repórter)

2 comentários:

  1. Tudo na vida tem um "começo" e um "fim", o mais importante é o que fazemos no "meio", é nele que está registrado toda a nossa história. Gostaria de deixar os meus sinceros agradecimentos a tantos que nos ajudaram principalmente os anônimos e como pai que ama seu filho e esporte que esta nas minhas veias "natação".
    Alan Nagaoka (Nutricionista) que acreditou em pegar aquele menino franzino e magrinho transformando-o em um atleta.
    Adriana Licia (Coach) e Academia Toshio a nossa eterna gratidão em treinar e ensinar o que é ser atleta.
    E. C. Pinheiros foram 12 anos de "tudo" de bom, não é simplesmente um clube, mas sim uma escola formadora de talentos e cidadãos de carater.
    A todos dos CIAA, Medicos, Fisioterapeutas entre outros "gratidão".
    Amen (Andre Amendoim) irmão e amigo "sentirei saudades de nossas conversas nos campeonatos"
    Tiago Moreno não consigo achar palavras para descrever o quanto "te amo" por tanta dedicação, atenção, amor, paciência, ...
    Fico agora na torcida por todos vocês, Deus abençoe a todos

    Carlo Monni

    ResponderExcluir
  2. Que emocionante!!!!
    Sucesso Felipe Monni.

    ResponderExcluir