quinta-feira, 30 de junho de 2022

MUNDIAL DE BUDAPESTE: A M-A-I-O-R!


Não há mais o que ser escrito sobre Ana Marcela Cunha (Unisanta). Aliás, há: a única pentacampeã dos 25 km em Mundiais desde hoje. Coincidentemente no dia em que o penta da Copa do Mundo de futebol obtido no Japão por Ronaldo e cia. faz 20 anos, a baiana, que já estava no panteão de heróis e heroínas do esporte brasileiro, colocou a décima quinta medalha no peito, a quinta de ouro na maior distância, após 5:24:15.0, apenas dois décimos à frente de Lea Boy (ALE) e três de Sharon van Rouwendaal (HOL), que até encostaram no fim, mas Ana foi a mais rápida e tocou o pórtico para a história no Lago Lupa, em Budapeste.

Foi uma prova sensacional de Ana Marcela, sempre no primeiro pelotão, enfrentando altíssimos 33 graus do verão europeu, esperando o momento certo de atacar. Nas primeiras horas, cozinhou, juntando energia para seu gran finale. Aí veio a última volta e ela foi para a liderança, mas com Sharon e Boy no encalço. Como foi falado, as duas rivais encostaram, mas a baiana foi eficiente e tocou antes. Terceira medalha em três provas. Duas de ouro, uma de bronze. Com sobras.

"Olha, eu nem sabia se eu ia nadar essa prova. Eu até o final tentei manter o máximo de técnica possível para não sentir dor. Tentei economizar energia. O querer faz muita diferença é o que eu já vivi. Poucas pessoas sabem o que é perder uma Olimpíada (por uma posição, Londres, 2012), não nadar bem em casa (por erro na hidratação, ficando em 10º na Rio 2016), e saber dar a volta por cima. Ao longo de 16 anos de carreira eu aprendi muita coisa, então eu soube ter sangue frio e esperar o momento certo", disse Ana, emocionada, ao SporTV, ao lado do treinador Fernando Possenti. A outra brasileira, Cibele Jungblut (GNU), foi a décima terceira, em sua primeira prova nos 25 em mundiais.

No masculino, para variar, deu Itália, com Dario Verani vencendo após 5:02:21.5. Bruce Hanson Almeida (Paineiras) foi sucumbido pelas dores nos ombros e encostou.

E com isso, completamos nossa cobertura do MUNDIAL DE BUDAPESTE. Diferente, mas pelo menos é mais um Mundial na nossa pesada história de quase 9 anos. Continuaremos atentos: havendo novidades, atualizaremos. E não percam nossa cobertura do PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR, direto de Santos, em Agosto.

(informações do Best Swimming - foto da CBDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário